Time do Bahia começa mostrar evolução

 Esporte Clube BahiaImagino as dificuldades destes caras, que trabalham na imprensa escrita, para produzirem informações todos os dias num futebol bipolarizado, onde os temas parecem não se renovar. Talvez isto explique a pobreza de parte da imprensa radiofônica de Salvador que, quando não enchem linguiças, destilam um festival de bobagens especialmente nas resenhas esportivas.

A Tribuna da Bahia trás na edição desta terça-feira, números de uma suposta evolução do Esporte Clube Bahia dentro de campo. Números, que observados sem um olhar critico e desconsiderando o nível técnico dos adversários, realmente representam um avanço capaz de meter algum medo ao Vitórão a partir da segunda fase do campeonato baiano, repito! Confira.

Com o triunfo de 3 a 1, domingo passado, contra o Camaçari, no estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas, válido pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Baiano, o Bahia chegou a sua 8ª vitória em 13 jogos disputados, com um aproveitamento geral de 69%. Jogando em casa, o tricolor tem um aproveitamento de 66%, conquistado em seis jogos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Longe de Salvador, o time do técnico Renato Gaúcho disputou sete partidas, conquistou quatro vitórias, dois empates e uma derrota, chegando ao aproveitamento de 72%. O ataque tricolor marcou 25 gols, sendo 23 no Baiano e dois na Copa do Brasil, com média de 1,9 por partida. A defesa tricolor sofreu 13 gols, mas nos últimos oito jogos, sofreu apenas três.

A invencibilidade de oito partidas vem desde o dia 31 de janeiro, quando o Tricolor foi surpreendido pelo Bahia de Feira, em pleno Pituaçu e perdeu por 5 x 3. Os meias Rogerinho, Abedi e Mauricio são os garçons da equipe, com quatro assistências diretas para gols do Bahia. Marcone, Edilson e Avine efetuaram duas assistências cada.

Dos 25 gols marcados na temporada, 10 foram de cabeça, nove surgiram em jogadas de bola parada, 10 foram marcados por jogadores de defesa (zagueiros, laterais e volantes), 12 aconteceram no 1º tempo e 13 na etapa final. Os artilheiros da equipes são o zagueiro Vagner, o meia Abedi e o atacante Rodrigo Grahl, com quatro gols cada.

Mas nem tudo são flores no Fazendão. Além da possibilidade da saída do goleiro Marcelo, para os Emirados Árabes, outro jogador importante do Bahia pode estar deixando o Fazendão antes mesmo da decisão do título do Baiano. O atacante Wilson Júnior, de apenas 18 anos de idade, deve acertar a sua ida para o Internacional de Porto Alegre, ainda esta semana.

Wilson Júnior teve seu nome retirado da lista dos jogadores convocados para o jogo de domingo passado, contra o Camaçari, em Alagoinhas. O valor da transação é de R$ 500 mil por 60% dos direitos federativos do jogador, com o Bahia mantendo 20%.

Autor(a)

Deixe seu comentário