Bahia sai em defesa de atacante Reinaldo Alagoano

reinaldo alagoanoMuitos torcedores ao assistirem uma partida de futebol esperam que no momento do gol seja feito uma comemoração especial ou até mesmo o convencional abraço entre os jogadores. Só que as últimas comemorações deixaram uma dúvida para alguns torcedores se seria apenas uma comemoração ou um desabafo contra os torcedores.

No último domingo em partida válida pela semifinal do Campeonato Baiano, o atacante do Bahia, Reinaldo Alagoano, comemorou o primeiro gol da partida contra o Fluminense da Bahia de uma forma diferente, cruzando os dois braços e levantando o dedo médio, o que gerou algumas dúvidas sobre uma possível mágoa ou revolta com o seu torcedor.

Temendo que a comemoração de Reinaldo Alagoano pudesse ser confundida com a de Cristian, do Corinthians, a própria assessoria de imprensa do Bahia apressou-se em divulgar uma nota para esclarecer que o gesto de Alagoano é utilizado por uma rede de torcidas uniformizadas em todo o País das quais a Bamor faz parte.

“O Reinaldo foi comemorar com o seu torcedor da mesma forma que fazemos no estádio com o dedo pro ar (DPA), não houve nada de revolta e sim uma maneira de comemorar, até para criar uma moral e uma identificação maior com a torcida” explica Cristóvão Contreiras, Diretor da Bamor.

O DPA é uma forma em que as torcidas organizadas que são aliadas utilizam para se identificar em todo o Brasil. Por exemplo, no estado do Paraná a torcida Império Alviverde do Coritiba utiliza o mesmo sinal da Bamor, assim como a torcida Jovem do Vasco da Gama, a Mancha Alviverde do Palmeiras, a Super Raça do Grêmio, Galoucura do Atlético Mineiro, entre outras torcidas do Brasil.

“Se o Reinaldo na hora do gol corresse em direção ao torcedor adversário, ai sim ele estaria agindo de maneira incorreta. No caso, provocando a torcida contraria” completou Cristóvão.

Foi o que aconteceu com o corintiano Cristian na comemoração do segundo gol da vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, em partida válida pelas semifinais do Paulistão, quando ele correu para torcida adversária exibindo os dedos médios das duas mãos, gesto que provocou até mesmo uma ação na Justiça comum contra o atleta.

Esse questionamento sobre a utilização do DPA na comemoração dos gols também já gerou polêmica no Sul, quando o meia Roger ao comemorar o primeiro dos três gols do Grêmio na partida contra o Atlético-PR, no dia 22 de junho de 2008, fez o gesto para a torcida gremista. Com informações do UOL

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário