Janelas abertas, mas portas fechadas

A cada gol de Marquinhos, euforia. Um passe de Willans rende elogios e o corte do zagueiro Anderson Martins gera aplausos e aumenta a confiança da torcida rubro-negra, que enche mais o estádio, feliz pela melhor campanha no Brasileiro. A fase valoriza clube, comissão técnica e atletas mas, exatamente por isso, aumenta o risco de, no jogo seguinte, o torcedor não ver mais o futuro craque vestindo as cores amadas. O mercado funciona assim e, como o Brasil exporta matéria-prima na indústria da bola, o êxodo se acentua em agosto, com a abertura da janela de transferências na Europa.

Janelas abertas, mas portas fechadas, promete a diretoria do Vitória, pelo menos até o final da atual temporada. Evita repetir o erro do líder Flamengo, que se desfez do meia Renato Augusto e do atacante Marcinho (então artilheiro da competição) e desde então, conquistou só um ponto de nove disputados.

E muda política de gestão anterior, que negociou o então jovem meia Ramon Menezes ao Bayer Leverkusen durante o Estadual de 1995 e o atacante Nadson ao coreano Suwon em meio ao Brasileiro de 2003.

Ontem, o presidente Jorge Sampaio almoçou com representantes da Traffic, empresa interessada em comprar percentual dos direitos econômicos do trio da divisão base titular com Vágner Mancini e também de Bida e do zagueiro Victor Ramos, 19 anos e ainda fora dos holofotes. A empresa tenta negociar valores dos garotos desde maio. “Aumentaram um pouco a proposta, mas ainda está muito longe do que queremos. Não vai fechar”, afirma Sampaio.

Pela proposta da Traffic, os garotos continuariam no Vitória. Mais forte financeiramente do que os clubes brasileiros, a vantagem da empresa é poder rejeitar propostas sedutoras para o Leão e, assim, manter o percentual que comprar dos jogadores para, no futuro, lucrar com uma negociação mais valorizada, no estrangeiro. De olho na valorização, a diretoria do Vitória corre para resguardar o talento da rapaziada. O procurador do meia Willans já foi chamado para prorrogar o final do contrato de dezembro de 2010 para o final de 2012.

O aumento da duração do vínculo e o reajuste salarial incrementam o valor da multa rescisória do atleta, o que é vantajoso para o clube.

Por sorte do Vitória, ninguém atentou para o futebol de Willans no ano passado, quando foi emprestado para a disputa da Série C. “Antes de ir para o Atlético de Alagoinhas ele recebia R$600 (por mês). Depois foi aumentando”, conta o procurador do jogador de 20 anos. Marquinhos também está na fila para renovar o contrato para continuar fazendo seus gols pelo Vitória.

Vitória faz campanha de campeão

Depois dos últimos resultados, triunfos contra a Portuguesa de Desportos, Flamengo e Náutico, o Vitória deixou de ser a grande surpresa da Série A e é hoje um real candidato ao título de campeão brasileiro e de uma das vagas do Brasil na disputa da Taça Libertadores da América de 2009. Os números da campanha do time do técnico Vagner Mancini não mentem.

Até a 14ª rodada da Série A, o bicampeão baiano tem a 2ª melhor campanha em todos os itens da estatística do Campeonato Brasileiro. Até ontem era o vice-líder, com 26 pontos, um a menos que o líder Flamengo; o 2º ataque mais positivo, com 22 gols, ao lado do São Paulo, a 2ª defesa menos vazada, com 13 gols, ao lado do Cruzeiro, o vice-artilheiro da Série A, Dinei, com sete gols, e o maior número de vitórias, oito, ao lado do Flamengo.

Números que garantem ao Vitória a permanência no G-4, os quatro melhores times da Série A, independente do seu jogo de domingo contra o Atlético Mineiro, e de qualquer outro resultado da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um novo triunfo fora de casa, contra os mineiros, pode até garantir, pela primeira vez, a liderança da competição para o time de Vagner Mancini.

O Vitória tem demonstrado um equilíbrio necessário aos clubes que lutam pelo título, ou no mínimo, uma das quatro vagas na Taça Libertadores da América de 2009. No estádio Manoel Barradas, na Toca do Leão, o time baiano venceu seis dos oito jogos disputados, somando 18 pontos, com aproveitamento de 75%. Fora de casa, a equipe tem repetido boas atuações e conquistou oito dos 18 pontos disputados, com 44% de aproveitamento. Após a 14º rodada, o aproveitamento geral é de 61%.

Essa campanha do Vitória motivou um dos mais famosos sites da internet, a Uol, a realizar uma pesquisa junto aos internautas com a seguinte pergunta: Você acredita que o Vitória possa vencer o primeiro turno?”Até o final da manhã de ontem, num universo inicial de 1.940 votos, o time baiano teve a confiança de 64,69% dos torcedores do Brasil e do mundo, confirmando que a campanha do time baiano deixou de ser uma surpresa para ser uma realidade. Com informações do Correio da Bahia e Tribuna

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário