ABL repudia acordão e exige eleição já!

Assim como em 2006, quando inúmeras reuniões arrumadas com o Desembargador Dultra Cintra esvaziaram aquele movimento popular que caminhava para uma renúncia coletiva de toda a diretoria Bahia, mais uma vez vemos outra manobra de falsos opositores ou opositores de ocasião armando um “acordão” com os seus amigos da atual direção do Bahia para garantir-lhes mais um mandato, agora sem pressão de ninguém.

O Advogado de Marcelo Guimarães; Conselheiro do Clube e eleitor de Petrônio Barradas na eleição de 2005; Vice-Presidente Jurídico do Clube e autor do famigerado distrato com o Banco Opportunity aparece junto com um empresário de jogadores (a maioria dentro do Bahia) travestido de radialista que sempre viveu sob as benesses dos eternos dirigentes do Bahia e que, de repente, vira o maior dos opositores àqueles que sempre tiveram acesso fácil a todos os microfones de seus programas de rádio e TV.

Sentindo que o cerco está fechando, através do Governo do Estado e do Ministério Público a favor da democratização, estes eternos falsos opositores utilizaram a torcida como massa de manobra e acenaram com um acordo onde mantém por mais um mandato os eternos, que eles que eles continuam fazendo parte, agora de forma velada, que em 10 anos acumularam uma dívida de mais de R$ 60 milhões, levaram o clube até a 3ª divisão e há 7 anos não conquistam um título sequer.

Vamos esperar fazer 10 anos sem um título sequer e quiçá voltar à 3ª divisão ainda este ano? Vamos esperar a dívida do Clube ser aumentada e mais alguns milhões? Vamos esperar que o Presidente que manda no Bahia se aposentar do cargo de Conselheiro do TCM e arme sua volta com o apoio destes falsos opositores?

A ABL, que luta há anos exigindo que as eleições diretas já com a imediata saída dos coveiros, não aceitará nenhum acordo que não seja decretada a intervenção urgente no Clube com convocação de eleições já para 2008.

Em tempo: O Jornalista, formado pela Faculdade de Comunicação da UFBA, Nestor Mendes Jr., um dos maiores conhecedores da Histórias do Bahia, atua na luta contra os eternos coveiros, pela democratização do Clube e que o Bahia volte a ser aquele clube vencedor como é mostrado no livro de sua autoria “Bahia – Esporte Clube da Felicidade”, sem nunca ter se curvado ou se aproveitado das eternas benesses distribuídas pelos dirigentes do Bahia a diversas pessoas que poderiam representar alguma ameaça à perpetuação do poder. Nota da associação Bahia Livre

Diretas sim, mas não já
Em papel assinado pelo diretor financeiro Marco Costa e pelo diretor administrativo Marcus Souza, a diretoria do Bahia propôs a realização de eleições diretas no clube em 2011. A oposição quer em 2009. O papel assinado é bem diferente da promessa “de boca” feita pelo presidente Petrônio Barradas durante campanha, em 2005, embora o acordo ainda não esteja cumprido. Reunião hoje, às 11h30, no Fazendão, decidirá os próximos passos. Barradas e o presidente do Conselho Deliberativo, Ruy Accioly, deverão estar presentes. Pelo combinado, as propostas vão ser encaminhadas ao conselho, em reunião a ser marcada. Como a maioria é afinada com a situação – na última eleição, o placar de votos foi 208×56 –, deve vingar a opção 2011. “Não atende aos anseios da grande massa, mas já existe um avanço”, avaliou Edmilson ‘Pinto’ Gouvêa, do movimento Diretas Já.Outras reivindicações são eleições proporcionais no conselho, fim da taxa de matrícula para adesão dos sócios contribuintes, com apenas mensalidade de R$20, novo vice-presidente social, estatuto no sítio oficial na internet e ingressos para compra pelas organizadas. Informações do Correio da Bahia

Possível atuação de Maracajá na direção do Bahia será apurada

Diante da representação que torcedores do Esporte Clube Bahia (ECB) deram entrada no Ministério Público estadual, dando conta que o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Paulo Maracajá estaria exercendo uma atividade paralela no clube, o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto designou o procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos, Carlos Frederico Brito dos Santos para apurar o procedimento que será instaurado. O ato de designação deverá ser publicado no Diário do Poder Judiciário de amanhã, dia 12.

Segundo o chefe do Ministério Público, a representação foi direcionada ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), mas, como diz respeito a um conselheiro do TCM, esta atribuição é do procurador-geral de Justiça. No documento consta a informação de que Maracajá seria mais que um conselheiro do ECB, fato que será investigado. Explica Lidivaldo que o conselheiro do TCM está impedido de exercer atividades em entidade privada.

O Ministério Público tem prazo de 30 dias para concluir a apuração, mas este prazo pode ser estendido em caso de necessidade. Segundo Lidivaldo, justifica-se a apuração no MP porque o Esporte Clube Bahia é considerado uma patrimônio imaterial e, nessa condição, deve ser defendido.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário