Esquenta a briga entre o Portal X Juca Kfouri

Juca Kfouri (Foto), pseudo-jornalista (não é diplomado), Leandro Santiago, oriundo do interior paulista e militando em Belém-PA, e o desconhecido e “laranja” Paulinho, que escreve em um Blog gratuito, formam o mais novo trio do barulho da crônica esportiva brasileira. E também irão ser incursos em vários artigos do Código Penal Brasileiro. Ambos violaram e manipularam e-mails exclusivos do Portal Futebol Interior.

Com o Inquérito Policial em andamento, alguns fatos preliminares e surpreendentes começaram a ser descobertos. Por meio de rastreamento, apurou-se que o ex-funcionário do Futebol Interior, Leandro Santiago invadiu criminosamente o servidor de e-mails da empresa e passou a monitorar, alterar conteúdo e passar as informações para o jornalista Juca Kfouri.

E este, aliciando o tal Paulinho (afinal, quem é este cara, que a todos critica, mas não mostra a cara?) com informações mentirosas, desonestas, manipuladas e fraudulentas, o incentivou a publicar em seu Blog as correspondências eletrônicas, obtidas de maneira criminosa. Tais ilucitudes conseguiram envolver até entidades sérias, como a Federação Paulista de Futebol e a Aceesp – Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo.

Mas, nesta terça-feira, enfim, a direção da UOL encerrou as atividades de Blog do Paulinho, interrompendo a sua trajetória nefasta.

Opção pela justiça e legalidade

A direção do Futebol Interior optou em não apresentar qualquer resposta em seus canais de comunicação. Preferiu acionar o Poder Judiciário e comunicar os fatos para autoridades policiais de Campinas e São Paulo, já que há uma dezena de crimes praticados contra o Futebol Interior, seus diretores, funcionários e colaboradores.

Mas, futuramente, os infratores serão cobrados na Justiça pelos prejuízos acumulados por danos morais, perdas econômicas e financeiras.

Indiferente a estes fatos, divulgados por determinados órgãos de imprensa a partir dos últimos dias de janeiro, o Futebol Interior manteve o seu trabalho sério e incansável. Tanto que no referido mês atingiu a marca de 18 milhões de acessos, a maior de um site esportivo independente no Brasil.

Como foi executado o crime

Provas concretas (abaixo, veja alguns dos e-mails) demonstram que Leandro e Kfouri estavam associados estavelmente, pelo menos, desde 27 de fevereiro de 2007. Kfouri sabia que Leandro estava interceptando criminosamente os e-mails do Futebol Interior.

Isso faz de JK, como ele mesmo assina, cúmplice no crime. Maquiavélico, Kfouri não quis se envolver na divulgação, imaginando furtar-se dos delitos criminais. Mas as investigações estão apontando o contrário.

Kfouri pegou os e-mails que vinha monitorando com Leandro e sem qualquer prévia checagem, determinou que Paulinho publicasse estes e-mails em um blog gratuito da UOL. Depois, como se não tivesse qualquer participação nas interceptações, Kfouri divulgou este blog gratuito da UOL, tentando demonstrar isenção. Fez o mesmo em seu programa na Rádio CBN de São Paulo.

O que diz a lei

Este ato transgrediu a Lei 9.296/96, em seu Artigo 10, transcrito abaixo:

Art. 10. Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Confira a troca de emails, onde o próprio Leandro Santiago admite que a invasão poderia ser desmascarada. Em outra situação, eles comprovam como Paulinho não passa de um “laranja”.

Nos próximos dias, o Futebol Interior irá fornecer mais provas dos crimes cometidos.

De: Juca (blogdojuca@uol.com.br)
Enviada: quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007 16:20:53
Para: Leandro Santiago Garcia (lecosantiago@hotmail.com)
Subject: Re: A ética de Artur Eugênio Mathias

leandro, ressentimento algum, vc tá maluco?

e é claro que teria de te consultar. apenas supus que alguém lá de dentro te passava os e-mails, razão pela qual seria impossível detectar a fonte. e quando for a belém, te procuro. abs. jk

From: “Leandro Santiago Garcia”
To:
Sent: Wednesday, February 28, 2007 5:35 PM
Subject: Re: A ética de Artur Eugênio Mathias

obrigado pela ética de ter me consultado sobre o email juca. se ja era teu fa, agora sou mais ainda.

me desculpe por nao ter permitido a divulgação do email, mas foi por uma boa causa. o problema é q o sistema de emails do futebol interior é rastreado,ou seja, o webmaster se quiser, pode ter acesso aos acessos aos emails e de onde veio esse acesso. ele facilmente descobriria q houve um acesso vindo de belem do pará e todos saberiam q se tratava de minha pessoa, pois um de meus ex-chefes sabe que estou aqui.

de qualquer forma, se nao houver ressentimentos, mantenho meu convite para vc e a equipe da espn brasil fazerem uma visita ate belem para vermos o remo na série b, o paysandu, a tuna luso e o ananindeua na série c, e tomar um bom tacacá

abraços

Leandro Santiago

De: Juca (jucakfouri@uol.com.br)
Enviada: sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 20:16:15
Para: Leandro Santiago Garcia (lecosantiago@hotmail.com)

Subject: Re: quem é artur eugenio?

o paulinho eu não sei, porque nunca falei com ele a seu respeito e ele nem desconfia de que nos conhecemos.
eu acho que vc está sendo de uma retidão admirável.

—– Original Message —–

From: Leandro Santiago Garcia
To: blogdojuca@uol.com.br
Sent: Wednesday, January 23, 2008 3:38 PM
Subject: parabéns

Olá Juca

foste inteligente ao passar os emails pro paulinho. mas uma coisa q lhe suplico e digo isso tb ao paulinho: não generalize nesse caso do futebol interior. a corrupção do futebol interior se resume a artur eugenio e edgar soares. a equipe de jornalistas é formada por estudantes esforçados…

leandro santiago

Belém-PA

MORAL DA HISTÓRIA

Não se trata mais de opinião ou análise de atitudes. É caso judicial mesmo. E não é nós que Kfouri tem de responder. É a polícia, primeiro. E depois ao Juiz de Direito.Veja a origem da questão aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário