Governo quer reinaugurar Pituaçu com partida da Seleção Brasileira

O Governo do Estado vai reforçar o convite à CBF para trazer a Seleção Brasileira, que disputa as Eliminatórias para o Mundial de 2010, para jogar em Salvador. A partida deverá marcar a inauguração do Estádio Metropolitano de Pituaçu. A partir desta segunda-feira (21), o estádio começa a receber obras de requalificação, reforma e ampliação. Totalmente recuperado, Pituaçu deverá ser entregue em seis meses.

Antes da tragédia da Fonte Nova, estava praticamente acertado que uma das partidas do Brasil – válida pelas eliminatórias do Mundial 2010 – poderia ser realizada em Salvador. “Agora que vamos ganhar um moderno estádio (Pituaçu), com capacidade para receber 34 mil pessoas sentadas, temos certeza de que a proposta feita pelo Governador Jaques Wagner ao presidente Ricardo Teixeira será confirmada”, aposta o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô).

Melhor

As obras de modernização do Estádio de Pituaçu vão custar aos cofres do Estado R$ 21,8 milhões. A nova praça esportiva será uma das melhores do Brasil, seguindo o Estatuto do Torcedor. “O projeto foi desenvolvido pela Conder e será o primeiro grande passo do Governo do Estado para oferecer aos baianos condições dignas para a prática deste esporte”, disse.

A reforma anunciada pelo Governo do Estado vai exigir estruturas novas – muros, vestiários, sala de juizes, instalações elétricas, sistema de irrigação e reservatórios. O estádio passará a contar com um sistema de esgotamento sanitário e terá a arquibancada revestida. Entre os equipamentos contemplados com as melhorias estão as tribunas de honra e de imprensa, as cabines de rádio e TV, os alambrados, os pilares e os cercamentos. Um placar eletrônico será instalado e o estádio vai ganhar um novo gramado.

Sinalização

O projeto da reforma inclui, também, melhorias na sinalização, sanitários, nas cantinas e nas bilheterias. O espaço contará, ainda, com postos médico e policial. Do total a ser investido, R$ 13,5 milhões serão utilizados na reforma, enquanto o restante será aplicado nas intervenções do sistema viário para facilitar a entrada e saída dos torcedores.

As obras incluem o alargamento da pista, com uma nova faixa na Avenida Pinto de Aguiar (onde se localiza o estádio), a criação de um acesso pela Paralela nas proximidades do Viaduto Dona Canô, a ampliação do calçadão e a implantação de uma passarela na Paralela. Na Orla Marítima, será construída uma área de estacionamento e, em parceria com a prefeitura de Salvador, novas linhas de ônibus deverão ser criadas para servir ao local.

“Todas estas intervenções e melhorias são para requalificar o Estádio de Pituaçu, construído no final de década de 70, e que servirá de alternativa para os clubes que estão sem espaço para realizar os jogos desde a interdição da Fonte Nova”, finalizou Bobô.(AGECOM)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário