Nordeste tem seis das nove equipes que brigam contra o Z-4 na Série C

Altos, Confiança, Floresta, Atlético-CE, Ferroviário e Campinense são as equipes

A Série C do Campeonato Brasileiro está a duas rodadas de encerrar a primeira fase. Nesse sentido, quatro equipes serão rebaixadas, além das oito que vão avançar de fase. Dos condicionados à possibilidade de queda, seis pertencem ao Nordeste: Altos, Confiança, Floresta, Atlético-CE, Ferroviário e Campinense. Em resumo, três deles integram a zona de rebaixamento. Os clubes nordestino correspondem a 66% dos times que beiram o abismo para a última divisão nacional. A Terceirona ainda conta com ABC e Botafogo-PB estão no G-8, com o Vitória na 11ª colocação.

 

Na atualidade, o Brasil de Pelotas figura na lanterna com 14 pontos. Acima do time gaúcho estão: Campinense (19º/15 pontos), Ferroviário (18º/16 pontos) e Atlético-CE (17º/19 pontos]. À frente da zona de degola tem:  Floresta (16º/19 pontos); Confiança (15º/20 pontos) e Altos (14º/21 pontos).

Por fim, os dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou um levantamento referente à chance de queda para a última divisão:

  • Campinense: 94.4%
  • Ferroviário: 91.1%
  • Atlético-CE: 47.7%
  • Floresta: 38.4%
  • Confiança: 21.4%
  • Altos: 3.6%

Neste ano, a penúltima divisão recebeu um novo regulamento neste ano, onde todas as 20 equipes se enfrentam, em turno único. Os oitos primeiros avançam à segunda fase, os quatro últimos caem. De 2012 a 2021, a Série C tinha dois grupos regionalizados.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário