Campeonato Baiano pode ter feito inédito da dupla Ba-Vi em 2022

Vitória está na 5ª posição, com nove pontos, e Bahia duas casas depois, com seis

Foto -Felipe Oliveira / EC Bahia

A duas rodadas do término da primeira fase do Campeonato Baiano, Bahia e Vitória sequer brigam pela liderança. Por outro lado, a dupla Ba-Vi tem como objetivo principal conquistar uma vaga no G-4 para se classificar à semifinal. Contudo, as posições atuais das duas equipes – 8ª e 5ª – as deixam a cinco e a dois pontos, respectivamente, do Barcelona de Ilhéus (4° colocado). Apesar de ainda ter chance de classificação às semifinais, a meta principal do Esquadrão nesse momento é se afastar da zona de rebaixamento. Para isso, precisa vencer o líder e invicto Jacuipense neste sábado. Já o Leão pode retornar ao G-4 vencendo o Unirb neste sábado.

 

Nesse sentido, com a possibilidade de não terem êxito ao término da fase de grupo do Campeonato Baiano, o Esquadrão de Aço e o Leão da Barra podem ficar pela primeira vez desde que o Bahia foi criado, em 1931, sem os dois principais clubes do estado nas quatro primeiras colocações do Estadual.

Em 92 edições consecutivas, o torneio do primeiro semestre da temporada contemplou a presença de no mínimo um deles no grupo classificatório à segunda fase. Para reverter o atual cenário, o Bahia tem pela frente Jacuipense e Vitória da Conquista. Já o Vitória encara o UNIRB e o Bahia de Feira.

Até o momento, o Esquadrão soma seis pontos, visto que venceu um jogo, empatou três tal qual perdeu outros três, o que o deixa com aproveitamento de 28.6%, ocupando o 8º lugar, um degrau acima da zona da degola. Do contrário, o Leão acumula nove pontos, já que triunfou duas vezes, empatou três e perdeu dois jogos, gerando um rendimento de 42,9% na 5ª posição. Vale lembrar que o Rubro-Negro não conseguiu se classificar ao mata-mata do Baianão nas últimas três edições, terminando todas as vezes no 5º lugar.

Confira os jogos restantes da dupla Ba-Vi:

Bahia

Bahia x Jacuipense – 12/03/2022 (sábado) – 16h – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Bahia x Vitória da Conquista – 16/03/2022 (quarta-feira) – 19h15 – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Vitória

UNIRB x Vitória – 12/03/2022 (sábado) – 18h30 – Estádio Carneirão, em Alagoinhas (BA)

Vitória x Bahia de Feira – 16/03/2022 (quarta-feira) – 19h15 – Estádio Barradão, em Salvador (BA)

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário