A Série B do Campeonato Brasileiro promete fortes emoções na temporada 2022. Na noite desta sexta-feira, o Galícia foi mais um clube a confirmar participação na competição esse ano. Com isso, já são 11 times confirmados. O Granadeiro se junta a Botafogo-BA, Canaã, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jequié, Jacobinense e Juazeiro.
No início da atual temporada, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) havia estabelecido uma quantidade mínima de 10 times para que o torneio possibilitasse o acesso de dois times para a elite da competição em 2023. Desta forma, duas equipes da Primeira Divisão deste ano serão rebaixados.
Na última edição, a competição contou apenas com seis participantes. O título terminou conquistado pelo Barcelona de Ilhéus, que ocupa a 4ª posição da elite deste ano. Desde 2017, o método com somente um time faturando o acesso estava em execução. A mudança, aprovada pelo Conselho Técnico da FBF, para 2023 representa uma tentativa de atrair mais agremiações para o certame.
O Galícia foi o primeiro tricampeão do Campeonato Baiano de Futebol e praticamente dominou o panorama futebolístico da Bahia durante seus dez primeiros anos de fundação, tendo sido campeão nos anos de 1937, 1941, 1942 e 1943 e vice-campeão em 1935, 1936, 1938, 1939 e 1940. Depois desse período áureo, voltou a ser campeão baiano somente em 1968, obtendo ainda quatro vice-campeonatos em 1967, 1980, 1982 e 1995.
- Veja a provável escalação do Bahia para pegar o Jacuipense neste sábado
- Bahia anuncia promoção de ingressos para jogo com o Jacuipense
- Athletico-PR anuncia retorno do atacante Marcelo Cirino, ex-Bahia
- Jacuipense ganha três ‘reforços’ para pegar o Bahia; veja provável time
- FBF define arbitragem para Bahia x Jacuipense pelo Campeonato Baiano
- Com retorno de meia, Vitória treina e antecipa viagem para Alagoinhas
- Bahia está pronto para jogo decisivo contra o Jacuipense pelo Baianão
- Série B do Baiano 2022 tem 10 clubes garantidos e Série A terá dois rebaixados
- Volante celebra vaga do Atlético-BA no G4 do Nordestão e valoriza força do Carneirão