Série B do Baiano 2022 tem 10 clubes garantidos e Série A terá dois rebaixados

Atual campeão da Segunda Divisão é o Barcelona de Ilhéus, participante inédito da Série A e que está no G-4 da competição deste ano

A primeira fase da Série A do Campeonato Baiano está a menos de uma semana de terminar. Por outro lado, a Segunda Divisão do estadual já selou a existência de 10 agremiações confirmadas. No início da atual temporada, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) havia estabelecido essa quantidade mínima para que o torneio possibilitasse o acesso de dois times para a elite da competição em 2023.

 

A princípio, os 10 clubes serão: Botafogo-BA, Canaã, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jequié, Jacobinense e Juazeiro. A informação foi publicada pelo site Bahia Notícias. Todas essas agremiações já concluíram os processos de inscrição com a entidade máxima do futebol baiano.

Nesse sentido, duas equipes da Primeira Divisão deste ano serão rebaixados. Após a disputa de sete rodadas, Unirb e Juazeirense, com a mesma quantidade de pontos, isto é, seis, figuram nas 9ª e 10ª posições. Acima, está o Bahia, que também acumula o mesmo número de pontos.

Na última edição, a competição contou apenas com seis participantes. O título terminou conquistado pelo Barcelona de Ilhéus, que ocupa a 4ª posição da elite deste ano. Desde 2017, o método com somente um time faturando o acesso estava em execução. A mudança, aprovada pelo Conselho Técnico da FBF, para 2023 representa uma tentativa de atrair mais agremiações para o certame.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário