A primeira fase da Série A do Campeonato Baiano está a menos de uma semana de terminar. Por outro lado, a Segunda Divisão do estadual já selou a existência de 10 agremiações confirmadas. No início da atual temporada, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) havia estabelecido essa quantidade mínima para que o torneio possibilitasse o acesso de dois times para a elite da competição em 2023.
A princípio, os 10 clubes serão: Botafogo-BA, Canaã, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jequié, Jacobinense e Juazeiro. A informação foi publicada pelo site Bahia Notícias. Todas essas agremiações já concluíram os processos de inscrição com a entidade máxima do futebol baiano.
Nesse sentido, duas equipes da Primeira Divisão deste ano serão rebaixados. Após a disputa de sete rodadas, Unirb e Juazeirense, com a mesma quantidade de pontos, isto é, seis, figuram nas 9ª e 10ª posições. Acima, está o Bahia, que também acumula o mesmo número de pontos.
Na última edição, a competição contou apenas com seis participantes. O título terminou conquistado pelo Barcelona de Ilhéus, que ocupa a 4ª posição da elite deste ano. Desde 2017, o método com somente um time faturando o acesso estava em execução. A mudança, aprovada pelo Conselho Técnico da FBF, para 2023 representa uma tentativa de atrair mais agremiações para o certame.
- Bahia tem retorno e ausências para o duelo contra o Jacuipense
- Novo diretor avalia crise do Bahia e promete no mínimo seis reforços para Série B
- Melhores momentos de Atlético-BA 1 x 0 CRB pela Copa do Nordeste
- Vitória volta aos trabalhos após revés e já pensa no duelo com o Unirb
- Atlético-BA 1 x 0 CRB: Veja o gol da vitória do Carcará pelo Nordestão
- Atlético-BA vence o CRB no fim, entra no G4 e fica perto da classificação no Nordestão
- Ele fica! Bahia anuncia renovação contratual com Hugo Rodallega
- Jacobina e Jequié confirmam participação na Série B do Baiano 2022
- Bahia divulga informações sobre ingressos para jogo com o Jacuipense