Com confusão e gol aos 73, Vitória da Conquista vence, deixa a zona e pressiona o Bahia

Na última rodada, o Vitória da Conquista enfrenta o Esporte Clube Bahia

Foto: Reprodução/TVE

A penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Baiano foi inaugurada nesta quinta-feira com um jogo isolado envolvendo equipes com objetivos distintos. Lutando contra o rebaixamento, o Vitória da Conquista recebeu no Estádio Lomanto Júnior o Barcelona de Ilhéus, que busca se manter no G-4 para alcançar a classificação às semifinais. O jogo foi agitado do primeiro ao último minuto, e ficou marcado pela confusão nos minutos finais do segundo tempo, por conta da não marcação de um pênalti, que acabou sendo marcado depois, e foi providencial para o BODE vencer por 1 a 0, com gol de Jeorge, tirando o ECPP da zona de rebaixamento depois de oito rodadas.

 

No último lance do jogo, a bola tocou na mão do defensor do Barcelona, mas o árbitro não marcou pênalti. Revoltados, os jogadores do Bode partiram para cima da equipe de arbitragem e iniciou uma enorme confusão, precisando a Polícia entrar em campo para conter os jogadores e comissão técnica dos dois times que entraram em conflito. Depois de quase 21 minutos de atraso, o árbitro marcou a penalidade. Jeorge foi para a cobrança e anotou o gol.

Com o triunfo, o Vitória da Conquista chegou aos 7 pontos, deixando a lanterna do Baianão, e superando Juazeirense, Unirb e Bahia, assumindo o sétimo lugar e dando uma respirada enorme na luta contra o rebaixamento com a segunda vitória seguida. Com isso, a pressão aumenta sobre o Esquadrão que agora é o primeiro fora da zona. Já o Barcelona de Ilhéus permanece na 4ª colocação, com 11 pontos, mas pode deixar o G-4 caso o Vitória vença o Unirb no complemento da rodada.

Na última rodada, o Vitória da Conquista enfrenta o Esporte Clube Bahia, na próxima quarta-feira (16), às 19h15, na Arena Fonte Nova. Já o Barcelona de Ilhéus encara no mesmo dia e horário o Doce Mel, no Estádio Municipal Carmelito Barbosa Alves, em Cruz das Almas.

Regulamento do Baianão

Na primeira fase, as 10 equipes disputam em turno único, jogos todos contra todos, em jogos só de ida. Os quatro melhores garantem vaga na semifinal, que já terá jogos de ida e volta. O time de melhor campanha enfrenta o 4º, e o 2º duela com o 3º. Os dois classificados decidem o título em 180 minutos.

O campeão disputará a Copa do Nordeste de 2023 e a Copa do Brasil de 2023, o segundo e terceiro colocado disputarão a Copa do Brasil de 2023. A segunda vaga para disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023 será a equipe melhor qualificada pelo Ranking da CBF. As três equipes melhores posicionadas na classificação geral da competição terão direito de disputar a Série D de 2023 desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.

JOGOS DA 8ª RODADA DO BAIANÃO

QUINTA, 10/03
19h15 – Vitória da Conquista 1 x 0 Barcelona

SÁBADO, 12/03
16h00 – Bahia x Jacuipense
18h30 – Unirb x Vitória

DOMINGO, 13/03
16h00 – Atlético x Juazeirense
18h30 – Bahia de Feira x Doce Mel

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário