Bahia volta a vencer após 3 jogos, afunda o Grêmio e pula fora do Z-4

Na sequência da competição, o Esporte Clube Bahia tem mais um confronto direto

Foto: Felipe Oliveira/ECB

Após amargar duas derrotas (Flamengo e Sport) e um empate (Cuiabá) em sequência, o Esporte Clube Bahia teve mais um confronto direto nesta sexta-feira e de extrema importância na luta pela permanência na elite do futebol nacional. O Esquadrão enfrentou o também pressionado Grêmio, que vinha de três partidas sem perder, mas em situação pior na tabela. Após abrir 2 a 0, o Tricolor Baiano recuou, levou um gol, mas conseguiu segurar a pressão gremista e sacramentar o triunfo fundamental por 3 a 1 diante de 30 mil torcedores na Arena Fonte Nova, em duelo válido pela 36ª rodada do Brasileirão. Matheus Bahia, Raí e Daniel marcaram para o time baiano. Thiago Santos descontou para a equipe gaúcha.

 

Com o triunfo, o Bahia chegou aos 40 pontos e deixou a zona de rebaixamento, assumindo o 16º lugar, igualando a pontuação do Juventude, mas ultrapassando pelo critério de desempate do número de vitórias. O Tricolor Baiano abriu quatro pontos para o Grêmio, que se afundou ainda mais no Z4, com 36 pontos, no 18º lugar, e com um jogo a mais que o time baiano.

O Bahia começou o jogo avassalador e em menos de 20 minutos já vencia o Grêmio por 2 a 0. O primeiro saiu aos 12 minutos após lançamento de Rodriguinho, Vanderson não cortou e Matheus Bahia saiu na cara do goleiro Gabriel Chapecó, que até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol do lateral tricolor. Aos 17 minutos, o zagueiro Pedro Geromel recuou a bola na fogueira para o arqueiro gremista, o atacante Raí foi esperto, aproveitou a bobeira, dividiu com o goleiro e ficou com o gol livre para anotar o segundo. Depois disso, o jogo ficou nervoso e pegado, o Esquadrão recuou demais e chamou o Grêmio para o seu campo, porém, os gaúchos apesar da posse de bola, só ameaçaram em chute de Alisson para grande defesa de Danilo Fernandes.

No segundo tempo, o Bahia seguiu acuado e aos 6 minutos, contou com a sorte em chute fraco de Borja defendendo pelo goleiro Danilo Fernandes. Mas aos 15, não teve jeito. Danilo Fernandes afastou cruzamento de soco, Rafinha chutou da entrada da área, a bola desviou em Thiago Santos e matou a defesa tricolor, deixando a partida tensa. Depois do gol, a equipe baiana despertou em campo e quase ampliou com Gilberto forçando grande defesa de Chapecó. Aos 26, o Bahia chegou a marcar com Raí, mas o autor do passe (Gilberto) estava impedimento. Nos minutos finais, o Esquadrão aproveitou os espaços cedidos pelo time adversário e aos 39 minutos, Ronaldo tocou para Rodallega que serviu Daniel na esquerda. O meio-campista mandou no canto para sacramentar o triunfo por 3 a 1.

Na sequência da competição, o Esporte Clube Bahia tem mais um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Na próxima segunda-feira (29), o Esquadrão enfrenta o Atlético-GO, que aparece um degrau acima, em 15º com 41 pontos. O jogo está marcado para 19h, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 35ª rodada do Brasileirão. O Tricolor só volta a jogar em Salvador na quinta-feira (02), contra o líder Atlético-MG, às 19h, na Arena Fonte Nova. Já o Grêmio enfrenta agora o São Paulo, na quinta, às 20h, em Porto Alegre.

Veja os gols de Bahia 3 x 1 Grêmio pela 36ª rodada da Série A (futebolbahiano.org)

FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 1 GRÊMIO
BRASILEIRO DA SÉRIE A (36ª RODADA)

LOCAL: Arena Fonte Nova, em Salvador
DATA E HORA: 26/11/2021 (quinta-feira), 19h
ÁRBITRO: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
ASSISTENTES: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Daniel do Espirito Santo Parro (ambos do RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

GOLS: Matheus Bahia, Raí e Daniel (Bahia) / Thiago Santos (Grêmio)

BAHIA
Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Gustavo Henrique e Matheus Bahia; Patrick (Edson), Mugni e Rodriguinho (Daniel); Rossi (Ronaldo), Raí (Raniele) e Gilberto (Rodallega). Técnico: Guto Ferreira.

GRÊMIO
Gabriel Grando; Vanderson (Rafinha), Geromel, Kannemann (Diego Souza) e Cortez; Thiago Santos, Victor Bobsin (Campaz) e Villasanti (Jean Pyerre); Alisson (Douglas Costa), Ferreira e Borja. Técnico: Vagner Mancini.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário