Mesmo com nova regra, Série A reduz troca de técnicos em apenas 19%

a atual edição do Brasileirão conseguiu, até a 25ª rodada, quebrar um pouco a rotina

Foto – Felipe Oliveira/EC Bahia

O Campeonato Brasileiro de 2021 impôs novidades ao futebol nacional. Acima de tudo, instituiu a limitação na demissão de técnicos e, consequentemente, na troca dos comandantes dos 20 times pertencentes à Série A tal qual à Série B. Desse modo, a atual edição do Brasileirão conseguiu, até a 25ª rodada, não quebrou a rotina de toda temporada nos clubes do país: as mudanças de treinadores.

 

Após a saída de Vagner Mancini do América-MG, a atual edição da competição alcançou a marca de 17 substituições de treinadores. Anteriormente, em 2020, o Brasileirão, até o término dessa mesma rodada, alcançou 21 alterações nos comandos técnicos dos clubes. Sendo assim, o regulamento que limita a troca de comandantes reduziu em apenas 19,1%.

Neste ano, o campeonato local teve dois pedidos de desligamento por parte dos técnicos: Lisca e Mancini no Coelho; além de António Oliveira no Athletico-PR. Por outro lado, seis agremiações permanecem com o mesmo técnico desde a largada da Série A. No Atlético-MG, Cuca permanece sólido, bem como Juan Pablo Vovjoda, Abel Ferreira, Maurício Barbieri, Sylvinho e Marquinhos Santos, no Fortaleza, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Corinthians e Juventude, respectivamente.

O Esporte Clube Bahia começou o Campeonato Brasileiro com Dado Cavalcanti, mas chegou a um acordo para saída do técnico campeão da Copa do Nordeste, e trouxe o argentino Diego Dabove, que durou apenas seis jogos (conquistando apenas um triunfo). Guto Ferreira assumiu a equipe há 3 jogos, com um triunfo e dois empates.

O regulamento da elite do futebol nacional é assegurado pelo artigo 32, o qual objetiva rejeitar o troca-troca dos treinadores, pregando que “somente será permitida uma demissão de treinador sem justa causa, por iniciativa do clube, durante o campeonato”.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário