Em uma semifinal atípica pela ausência de público e, sobretudo, por ser disputada longe do estado de origem dos clubes envolvidos, em decorrência da crise do coronavírus que transformou Salvador como a sede única da Copa do Nordeste 2020, Fortaleza e Ceará fizeram hoje à noite no Estádio Metropolitano de Pituaçu um autêntico clássico onde o vencedor recebeu o carimbo no passaporte para se credenciar para a final da décima sétima edição do maior e mais importante torneio regional do calendário do futebol nacional.
O primeiro tempo do clássico foi de clara predominância do Ceará. Mais comprometido, pegador e exercendo uma forte marcação, não deu qualquer chance ao Fortaleza que durante os 45 minutos e seus acréscimos não arremessou uma única bola em direção do gol defendido pelo goleiro Fernando Prass e para premiar a superioridade saiu na frente do placar aos 23 minutos do primeiro tempo pelo zagueiro William Klaus que com precisão escorou de cabeça bola lançada na área pelo meia Vinícius.
O Fortaleza esteve numa etapa completamente apagada e nem de longe ou de perto confirmou o favoritismo de antes da partida, notadamente pelo desaparecimento em campos dos seus destaques como David, Osvaldo, Vásquez e não escalação do artilheiro Wellington Paulista que só entrou aos 20 minutos do segundo tempo.
Na etapa completar, o Fortaleza melhorou pela necessidade de pelo menos empatar, pressionou, no entanto, de forma tímida e ainda apresentando um futebol insuficiente para ameaçar o triunfo do time comandado pelo técnico Guto Ferreira que venceu por 1 a 0 e vai a final invicto com 5 triunfos e 5 empates, e no meu entender de forma surpreendente.
Com o triunfo pelo placar mínimo, o Ceará agora de camarote aguarda o vencedor do jogo entre Bahia e Confiança que se enfrentam nesta quarta-feira, também no Estádio Metropolitano de Pituaçu, porém, às 19h30. A final do Nordestão será disputada em dois jogos, marcados para os dias 1º e 4 de agosto.
Despachado e com o sonho do bicampeonato liquidado pelo seu maior rival, o Fortaleza arruma as malas e volta para casa e curiosamente terá pela frente novamente o Ceará, agora decidindo o Campeonato Estadual em dois jogos sem data ainda indefinida. Vencido essa etapa, o Fortaleza vai para o segundo ano consecutivo no Campeonato Brasileiro da Série A. O tricolor do Ceará estreia na competição no dia 8 de agosto, enfrentando o Athletico Paranaense em partida agendada para às 21h30, na Ilha do Retiro, em Recife, fazendo a partida inaugural da competição. O Fortaleza estreia fora de casa na rodada seguinte encarando o São Paulo, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.
Fortaleza 0 x 1 Ceará: Confira gol do clássico cearense pela Copa do Nordeste
VEJA TAMBÉM
- Confira a provável escalação do Bahia para pegar o Confiança nesta quarta
- Bahia está pronto para enfrentar o Confiança pela Copa do Nordeste
- Com Rodriguinho como referência, Marco Antônio recupera bom futebol no Bahia
- Volante celebra renovação com o Vitória: “É uma honra vestir esse manto”
- ITS Brasil será responsável pelas transmissões dos jogos do Bahia na internet
- Bahia e Juazeirense são multados pela FIFA por cláusula no contrato de atacante
- Vitória quita dívida com time feminino e se prepara para voltar aos treinos
- Presidente do Vitória garante manutenção de Bruno Pivetti: “Não vou ser louco”
- Rogério Ceni tenta levar Ganso para o Fortaleza, diz jornalista
- Com duas baixas, Vitória segue preparação de olho no Sampaio Corrêa