Campeonato Baiano terá árbitro de vídeo nas fases decisivas em 2019

A tecnologia deve ser utilizada a partir das semifinais

O recurso do auxílio do árbitro de vídeo, que fez bastante sucesso na Copa do Mundo, fez sua estreia em um torneio nacional no jogo Santos x Cruzeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil. Além das quatro partidas pelas quartas da competição, será também utilizado nas semifinais e finais. Além da Copa do Brasil, o VAR também estará disponível na Libertadores e na Sul-Americana, a partir das quartas de final.

Mas lembrando que antes disso, em nível regional, o vídeo foi usado em jogos como a final do Campeonato Pernambucano, sendo decisivo em um Gre-Nal pelo Gauchão e a decisão do Catarinense. Na temporada 2019, a tecnologia deve ser utilizada também no Campeonato Baiano, a partir das semifinais.

A empresa escolhida pela Federação Bahiana de Futebol foi a Hawk-Eye Innovations, a mesma que responsável pelo VAR na Copa do Mundo na Rússia. Faltam apenas trâmites burocráticos para a assinatura do contrato. A tendência é que o anúncio oficial seja feito durante o arbitral, agendado para outubro.



A participação do VAR se resume em quatro situações:

Gols
Pênaltis
Cartão vermelho direto
Erro de identificação de jogadores na aplicação de cartões

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário