O torcedor do Bahia precisa deixar as desculpas de lado e se associar

"Resultados em campo não podem ser usados como desculpa..."

Alguns torcedores do Bahia não querem ser sócios, querem ser clientes. Só querem se associar se o time for campeão da Copa Libertadores… Se isto acontecer, aí quem não precisará da torcida é o time. Toda vez há uma desculpa para não ser sócio: “Ah, perdi um BA-VI, deixarei de ser sócio”... mas quando ganha, não se associa. “Ah, perdeu o Baiano, deixarei de ser sócio”… mas quando o time ganha, não se associa. “Ah, perdeu o Nordestão”… mas aí quando ganha, se associa. À todo momento haverá uma desculpa para não se associar. Ou quer ser sócio pagando 1 real por mês ganhando camisa e com ingresso para os jogos?

Enfim, mentalidade tacanha e canhestra. Imagine se o a torcida do Atlético Paranaense pensasse assim se eles teriam a renda que possuem hoje de associados. Sabem quantos anos levou para que o Atlético-PR chegasse onde chegou hoje?

Resultados em campo não podem ser usados como desculpa para associação ou não, e sim a estruturação e gestão do clube. As dívidas estão sendo reduzidas, patrimônio se recuperando, time hoje possui jogadores praticamente todos vinculados com o clube… resultados em campo aparecerão. Torcida do Flamengo mesmo chorava com administração de Bandeira de Mello, que faz um trabalho brilhante, só porque ainda não foi campeão de nada relevante… mas o time vem chegando bem em todos os torneios, reduziu sua dívida e em breve será imparável.

Se fosse a torcida do Bahia também estaria chiando do mandatário só porque não ganhou título… E os resultados dentro da capacidade atual do time estão aí: 4 títulos em 5 temporadas, o que pode não parecer muito, mas está muito melhor do que vinha sendo feito até então nas últimas temporadas.



As dívidas do clube hoje somam um valor tão alto que se gasta mais de 30 milhões para pagar todo ano. Se este valor pudesse ser revertido à equipe, seria possível contratar 4 jogadores com salários entre 500-600 mil e ainda sobraria. Hoje nosso único jogador que custa isto mensalmente se chama Justiça do Trabalho.

Então hoje não se tem como se competir com os times do eixo e a torcida tem muita dificuldade de internalizar isso.. claro que o futebol é nivelado de certo modo por baixo por aqui, mas o poderio financeiro vem cada mais se acentuando contra os times do nordeste.

O trabalho de reconstrução do time é algo contínuo e de médio prazo, quem achar que Bellintani, Marcelo Sant’Ana ou qualquer outro vai resolver os mais de 20 anos de descaso e desmandos em 3 ou 4 anos está se iludindo. A pergunta que tem que se feita é: O time está melhor ou pior do que antes, dentro e fora de campo?

Hoje temos
– patrimônio recuperado;
– dívidas reduzidas
– jogadores que pertencem ao clube
– títulos conquistados no estadual (sim, nem isso nós estávamos tendo!)
– disputamos Copa do Nordeste em alto nível (4 semifinais seguidas – único do Nordeste), e ao menos 2 finais e um título

Inegável que houve inúmeros problemas e decisões equivocadas ou que não deram certo, mas o lado positivo é muito maior. No entanto, é nítido que a torcida na verdade não tem interesse algum em se associar e arruma qualquer desculpa para isso. A única consequência de não se associar por resultados ruins em campo é prejudicar o próprio time. Vocês podem achar que são todos ruins e incompetentes, mas não prejudiquem o clube.

Zé Duarte, torcedor do Bahia, amigo e colaborador do Futebol Bahiano.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário