23ª rodada da Série B foi positiva para o E.C Bahia

Mudança no G4 do Campeonato Brasileiro da Série B. Sai o Ceará e entra o Brasil de Pelotas. O Bahia segue na cola. Londrina atrapalha, Ceará é obstáculo, enquanto o CRB, proprietário de momento da quarta posição é meta do Esporte Clube Bahia considerando o cenário visto agora.  Outra mudança ocorrida da 23ª rodada foi o cancelamento de todas reservas feitas pelo Vasco da Gama. O Bahia ainda que mantido na mesma posição da rodada anterior, avançou considerando a distância do alvo, se antes eram 5 pontos, agora são 3. O Brasil de Pelotas foi o grande vencedor da rodada, saiu da sexta posição para vice-liderança. Porém foi o Luverdense que ao vencer o Paysandu subiu maior número de degraus na tabela de pontuação, 4 posições e estacionou na zona neutra da competição, 10º lugar. Veja tabela atualizada e detalhes

Faltam mais 15 decisões, até lá muita água deve rolar. Com o encerramento da 23ª rodada, a zona da briga pelo acesso ficou ainda mais embolada e acirrada, é claro, com a ajuda do Esporte Clube Bahia que venceu o Vasco da Gama por 1 a 0 na Arena Fonte Nova e devolveu a quarta vaga à competição, como inteligentemente destacou o tricolor Dinensen. Falando no Vasco, os cariocas não vencem faz 5 rodadas, somando 3 empates e 2 derrotas em sequência, perdeu toda a gordura que tinha acumulado e vê não só a liderança ser ameaçada, mas sua presença no G-4, ligando o sinal de alerta na Colina. Para termos uma ideia, a diferença do líder para o 5º é de apenas 3 pontos e para o segundo colocado (Brasil de Pelotas) 2 pontos.

O Brasil-RS abriu a rodada vencendo o oscilante Goiás na sexta por 2×1 e assumindo a vice-liderança com 39 pontos que só foi consolidada neste domingo com o empate excelente do Ceará com o Avaí (0x0) na Arena Castelão. O Vovô já começa a perder o fôlego e honrar a fama de cavalo paraguaio, não sentem o gosto da vitória há longos 7 jogos (6 empates e 1 derrota) e estacionaram na 5ª posição com 38 pontos, mesma pontuação do 4º CRB, que conseguiu 1 ponto importante diante do Criciúma lá em Santa Catarina com gol nos minutos finais. Outro concorrente direto do Esquadrão que empatou na rodada foi o Atlético-GO. O time goiano ficou no 0 a 0 com o Vila Nova e também perdeu a chance de pular para a segunda colocação, ficando assim em 3º com 39 pontos.

Da galera que briga lá em cima, apenas Bahia e Brasil-RS venceram, além do Londrina que não titubeou e bateu o Joinville por 1 a 0 somando 37 pontos e se mantendo na 6ª posição colado ao G-4, assim como o Esquadrão de Aço que apesar de terminar a rodada da mesma forma que entrou (em 7º, mas agora com 35 pontos), conseguiu diminuir a distância para o grupo dos 4 fugitivos de 5 para 3 pontos, podendo assim integrar o grupo já na próxima rodada quando enfrenta o Náutico sem o treinador Alexandre Gallo demitido após a derrota para o lanterna Sampaio Corrêa por 4 a 3, resultado que impediu o Timbu ficar há 4 pontos do G-4 e entrar definitivamente na briga pelo acesso.

Com o complemento da rodada, o Bragantino foi a única equipe que venceu longe de seus domínios superando o Tupi lá em Minas Gerais por 1 a 0, o time menos vazado da competição segue sendo o Londrina (16 gols sofridos), sem dúvidas a grande surpresa do Campeonato ao lado do Brasil de Pelotas. O Vasco continua o dono do melhor ataque (35 gols marcados), porém, o melhor saldo de gols pertence ao Bahia que já marcou 31 vezes e levou 19, total de 12 gols pró. Três jogadores bateram na trave e por pouco não fizeram um hat-trick, curiosamente na mesma partida entre Sampaio Corrêa 4×3 Náutico. Pimentinha e Elias fizeram dobradinha no triunfo do time maranhense, enquanto Vinícius marcou duas vezes para o Timbu com Igor também descontando.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário