Resumo Série B: Cinco clubes seguem invictos e dois 100%

Com a classificação embolada e demonstrando certo equilíbrio, ainda é cedo para apontar com firmeza os clubes que irão disputar o acesso ou lutarão contra o descenso na sempre disputada Série B de 2016, afinal, do 4º (Bahia, 7 pontos) para o 12º (Paraná, com 4) a diferença é de apenas 3 pontos, mas encerrada a 3ª rodada alguns já começam a mostrar as caras, pintam as primeiras surpresas, as primeiras decepções, e um forte concorrente apontado como favorito ao acesso por muitos ainda não embalou. O líder Vasco da Gama segue fazendo jus ao que já se esperava dele, venceu mais uma (2×0) fora de casa e se mantém 100% na competição, a vítima foi o Vila Nova que dá claros sinais que brigará contra o rebaixamento em mais um ano. Outro que manteve os 100% foi o surpreendente Atlético-GO que freou a reação do Ceará e venceu por 1 a 0 lá no Castelão, chegando também aos 9 pontos e assumindo a vice-liderança, enquanto o Vovô estaciona na 7ª posição com 4 pontos.


Apontado como um dos francos favoritos ao acesso ao lado de Vasco e Bahia, o Goiás anda cambaleando, depois de somar 4 pontos muito comemorado pelo futebol murcho e sem qualidade apresentado na 1ª e 2ª rodada, levou um vareio de bola do Criciúma, 3×1 no Heriberto Hulse, e caiu para 11ª posição, enquanto o time catarinense subiu para o 3º lugar. Em 4º vem o Esporte Clube Bahia, que honrou o prognóstico, sofreu como sempre, mas foi persistente, fez o dever de casa e venceu o Joinville por 1 a 0 com gol chorado do ‘brocador’ Hernane. As surpresas ficam por conta do 5º e 6º colocado, os imprevisíveis Brasil de Pelotas e Luverdense, o primeiro bateu o Bragantino por 2 a 0, enquanto o LEC vacilou e ficou no 1 a 1 com o Avaí, mas ambos se mantiveram na parte de cima da tabela.

A única goleada da rodada, e diria “zebra” pelo placar inesperado, aconteceu em Juiz de Fora (MG) com o Tupi atropelando sem dó nem piedade o Paysandu por 5 a 1, resultado que jogou o Papão para o Z-4 acedendo a luz vermelha. Além do Bragantino que continua zerado, o lanterninha Sampaio Corrêa ainda não pontuou na Série B e novamente foi derrotado dentro de casa, desta vez para o Paraná por 2 a 1. Já o Oeste venceu a primeira ao derrotar o CRB por 2 a 1, assim como o caçula Londrina que passou sem apuros pelo Náutico (1×0) no Estádio do Café. 

O fato ‘curioso’ da rodada ficou por conta dos cartões vermelhos, não necessariamente os cartões, mas os clubes “prejudicados”, três goianos, Atlético-GO, Goiás e Vila Nova tiveram jogadores expulsos no fim de suas partidas. Ao final da 3ª rodada, apenas dois clubes se mantém com 100% de aproveitamento (Vasco e Atlético-GO) e outros três ainda não sentiram o gosto de ser derrotado (Bahia, Criciúma e Luverdense). O artilheiro e destaque da rodada foi o meia Nenê, autor dos dois gols do triunfo do Vasco, chegando aos 5 no Campeonato e se isolando na artilharia. Quem também deixou sua marca duas vezes foi Vinícius Kiss na goleada do Tupi.  

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário