O Bahia e a defesa do regulamento

O Bahia assumiu publicamente a defesa do Fla-Ba quando pretendeu a desclassificação do E.C.Vitória do campeonato diante de uma possível inscrição irregular do zagueiro Victor Ramos. Uma defesa que caberia ao próprio Flamengo de Guanambi na figura de seu presidente, uma vez que nem indiretamente o Bahia tem interesse na causa. 

Consequentemente, o Bahia com a exposição pública do presidente em defesa do regulamento, esbarrará numa federação pró-Vitória de conhecido presidente que também é torcedor do rubro-negro, além de que o Leão tem na CBF/Rede Globo interesses econômicos muito fortes para que este continue a disputar o campeonato baiano.  

O tricolor baiano pode ter razão na irregularidade apontada. Objetivamente está claro que Victor Ramos não podia jogar, porém o Direito não funciona através de equações com resultados exatos. A alegação do Bahia pode esbarrar numa estrutura política viciada ao defender o regulamento (Devemos esclarecer que o Bahia não precisa que o Vitória saia do campeonato através do tapetão, o Bahia tem time para vencer o rubro-negro). 

É verdade, também, que o tricolor ao lançar publicamente a defesa do regulamento para excluir o Leão assume no imaginário popular que não tem time para vencer o rubro-negro e que procura através dos tribunais desclassificar o Vitória para não ter que enfrentá-lo. Por isso, a ação do Bahia poderia vir mais nos bastidores do futebol a auxiliar o Fla-Ba juridicamente para que o regulamento seja cumprido.

O Direito é bonito porque ele não se enquadra no mundo dos fatos, mas nas alegações de fatos. Nesse momento no encontramos numa possível ação do Fla-Guanambi para herdar a vaga do Vitória e deixar o rubro-negro fora do campeonato do nordeste. Uma causa que certamente o STJD terá que decidir, como nas outras vezes que desclassificou outros clube em favor do Vitória nas mesmas circunstâncias.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário