O Bahia só venceu em quem já apanhava na Série B

No post anterior o amigo Lourival de Paula fazia críticas e questionava o estágio atual do futebol do Bahia. Criticas que aliás, concordo 20000%, especialmente quando afirma que quem ama cuida. Acredito que este negócio que “já que amo aceito tudo” e ao objeto amado tudo é permitido é um pecado desgraçado. É justamente em cima daquilo que amamos é que devemos levantar o dedo e apontar os erros.


Já havia lido por ai outros questionamentos para onde foi o bom futebol do Bahia do inicio do ano. Mas acredito que não é tão complicado entender o seqüestro do trio KLB, por exemplo. Já que não temos Galicia ou Vitória da Conquista e seus similares. Acabou essa fase, imediatamente acabaram as goleadas e suposto bom futebol já não foi visto culminando com a chegada da desconfiança.

Observando a própria tabela de classificação do atual Brasileiro da Série B se nota que Bahia venceu muitos os jogos em casa. É verdade. Mas quando enfrentou clubes um POUQUINHO organizado falhou: Foi o caso do Botafogo e Náutico.

Observando os DEZ primeiros COLOCADOS do primeiro turno finalizado ontem, o Bahia ganhou apenas UM JOGO. O Paysandu. Ou seja. quase TODA ESTRUTURA de PONTOS do primeiro turno foi construída em cima de 9 outros clubes que estão lá embaixo, sem qualidade e que não oferecem resistência, não tão somente ao Bahia, como também aos outros clubes.

Quando jogou FORA, o Bahia venceu apenas dois jogos. CRB e ABC. No entanto, estes dois clubes quando somados seus pontos, não ultrapassam a pontuação do líder do Campeonato, o Vitória. E foi ai que o Bahia foi capaz de fazer saldo de gols. Quase todos venceram o ABC em casa, foram pouco que não bateram no CRB no Estádio Rei Pelé, logo os méritos dos triunfos ficam ligeiramente comprometidos. O tricolor aplicou duas goleadas na Arena Fonte, contudo, Mogi e Boa são figura de destaque na zona de rebaixamento desde a primeira rodada.

Antes do campeonato Brasileiro na tradicional lista de prováveis ao acesso, eram apontados: Vitória, Náutico, Botafogo, Criciúma, América-MG. Jogando contra estes clubes, o tricolor somou apenas três pontos, não venceu ninguém e ainda foi goleado pelo Esporte Clube Vitória.

Portanto é hora de repensar esse Bahia e analisar este quarto lugar com calma e para finalizar, recorro ao amigo Ramon Santos que ao final do jogo de ontem alertou:

“O pior de tudo é que o time não tem postura de time vencedor, muito pelo contrário. Sem muita garra, esse time não sobe, pois é limitado, ou os jogadores compreendem que se não se superarem o time será dominado por qualquer um dos fracos concorrentes, ou a vaca vai para o brejo. Time que oscila muita, tem horas que é morno e burocrático, e em outros momentos é puro desespero sem motivos para tanto”

Autor(a)

Deixe seu comentário