O Esporte Clube Bahia enfrenta o Vasco nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Esquadrão, que vem de goleada sobre o Cruzeiro por 4 a 1 em Salvador, ocupa a 3ª colocação, com 21 pontos, enquanto o time carioca aplicou 4 a 1 no São Paulo, e deixou o Z-4, saltando para o 15º lugar, com 10 pontos.
Os times já duelaram 62 vezes na história do confronto, entre Brasileiro, Copa do Brasil e Série B, com vantagem do Bahia, que venceu 25 vezes contra 17 do Vasco. Tivemos também 20 empates. O time baiano marcou 81 gols e sofreu 62. Considerando apenas jogos pela Série A do Brasileiro, foram 45 encontros, com 16 triunfos do Esquadrão e 11 do Cruzmaltino, além de 18 empates.
Quando se trata de jogos em Salvador, o Bahia também tem enorme vantagem, com 15 triunfos e apenas 5 derrotas, além de 9 empates, nos 29 confrontos. Além disso, o Esquadrão defende um TABU de 12 anos sem perder para o time carioca na capital baiana.
A última derrota aconteceu há 11 anos, no dia 10 de junho de 2012, quando perdeu por 2 a 1, pela Série A. Júnior ‘Diabo Loiro’ marcou para o Esquadrão, enquanto Juninho Pernambucano e Diego Souza anotaram para o Cruzmaltino. Após esse jogo, o Bahia não perdeu mais para o Vasco em casa, conquistando seis triunfos e três empates.
O último encontro aconteceu em setembro de 2023, na Arena Fonte Nova, pela 22ª rodada da Série A. O Tricolor saiu na frente com gol de Ademir, mas Vegetti empatou cobrando pênalti. Na edição 2023 do Brasileirão, os dois times lutaram contra o rebaixamento e escaparam na última rodada.
- Luiz Adriano é afastado pelo Vitória e deve ter contrato rescindido
- Bahia está pronto para duelo contra o Vasco; Veja provável escalação
- Bahia perde para o Santos, mas segue no G-8 do Brasileiro Sub-20
- Vasco tem desfalque importante para partida contra o Bahia
- Ex-Bahia pode ser emprestado pelo Manchester City para clube da MLS