Copa do Nordeste sem BaVi na final

Qualquer campeonato que se preze deveria permitir qualquer combinação entre os clubes em sua final, pelo menos seria algo razoável de se esperar. Mas não é o que sempre ocorre em alguns torneios comandados por nossas federações e confederação, lamentavelmente. 

O que se viu na tabela que a CBF acabou de publicar do campeonato do nordeste beira o ridículo, sem a possibilidade de termos um BaVi na final do torneio, ainda que estes sejam os melhores times da competição. E da mesma forma com a combinação de outros clubes, como por exemplo Santa Cruz e Sport.

A configuração da tabela em si não apresentou nada de errado, se adequando ao apertado calendário brasileiro e seguindo a linha das copas mais importantes do mundo. O problema bisonho ocorre nos cruzamentos das semifinais, já que obriga clubes do mesmo grupo da fase classificatória a se enfrentarem de forma eliminatória antes da final.

Na realidade não é só a impossibilidade de dois clubes do mesmo grupo se encontrarem na final, mas sim de dois grupos, já que o cruzamento das semifinais permite que apenas um clube de dois determinados grupos alcance a decisão do torneio.

De forma simplificada, é como o campeonato fosse formado por dois grandes grupos (cada um com dois grupos da fase classificatória), e apenas um de cada grupo pode chegar a final.

Na prática teremos a final entre o melhor dos grupos A e C (Bahia, Vitória, Ceará, América RN, ABC, ASA, Salgueiro e Itabaiana), contra o melhor dos grupos B e D (Sport, Santa Cruz, Fortaleza, Feirense, CRB, Confiança, Campinense e Souza).

Infelizmente erros como esse nas tabelas não são raros, e nesse caso específico já atrapalha o tão esperado e desejado retorno do importante Campeonato do Nordeste.

Fica a esperança que a correção aconteça, se não pra esse ano, para as próximas temporadas.

Victor Hugo

Autor(a)

Deixe seu comentário