Sub17: Seleção Brasileira chega em Salvador

Os jogadores da Seleção Brasileira chegaram, nesta segunda-feira (25/6), ao Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, para a disputa da sexta edição da Copa 2 de Julho de futebol sub-17, que começa no próximo sábado (30/6). A competição é uma das maiores da categoria no País, e é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol e dos municípios participantes, e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.

O objetivo da participação da seleção na competição para a CBF é preparar a equipe para o Sul-americano da categoria no próximo ano. Uma boa notícia para os atletas que vão disputar a Copa 2 de Julho por clubes baianos é que eles estarão sendo observados e uma boa participação pode render uma futura convocação para a Seleção Brasileira. O observador técnico da CBF Bruno Costa já chegou à Bahia. “Estamos observando jogadores em todo o País e a lista de convocados para a Copa 2 de Julho mostra isso. São 20 jogadores de 20 clubes diferentes e vários estados estão representados. Nós estamos buscando os talentos onde eles estão. Não estamos esperando que eles apareçam”, disse.

Talentos – Primeiros jogadores a desembarcarem para a disputa da Copa 2 de Julho, os atacantes Jefferson Nem e Joelinton, de Náutico e Sport, são a prova de que os novos talentos estão realmente sendo observados e que os jogadores baianos devem caprichar na participação na Copa para chamar a atenção. Os dois estão curtindo a primeira convocação para a seleção e foram descobertos em amistosos que contaram com a presença de representantes da CBF.

“Tenho apenas dois meses no Náutico. Antes, jogava na várzea. Joguei um amistoso contra o ABC, o treinador da seleção estava lá, fiz dois gols, ganhamos de 4 a 2, ele gostou de mim e agora estou aqui. Eu me inspiro em Neymar e meu estilo é de partir para cima dos marcadores”, disse Jefferson Nem, do Náutico. Em 2009, Wellington Nem, hoje na Seleção Brasileira principal, foi um dos destaques da Copa 2 de Julho, também com a camisa da seleção. Jefferson sonha repetir os passos do carioca, mas garante que o apelido não tem nada a ver com o meia do Fluminense. “Foi minha avó que me deu esse apelido”.

“O observador técnico foi ver um treino nosso e um amistoso contra o Santa Cruz. Fiz três gols no treino e mais dois no jogo e agora estou aqui para disputar a Copa 2 de Julho. Os meus colegas de juvenil disputaram a edição do ano passado pelo Sport e disseram que é uma competição muito boa para jogar, que tem um nível muito bom”, disse Joelinton, que se define como um jogador que atua de costas para o gol, fazendo o trabalho de pivô e se movimentando bem.

Meia-esquerda canhoto, que lembra fisicamente o argentino Lionel Messi, o meia Gabriel Boschilia, que é da família do ex-árbitro Dulcídio Wanderley Boschilia, também curte a sua primeira convocação após se destacar em alguns amistosos. “Meu estilo é paa cima deles”, disse.

Caio, do Flamengo, é mais acostumado com a rotina da seleção brasileira, pois já fez parte da conquista do Sul-americano sub-15 no ano passado. Ele, que se define como armador e driblador, começou a carreira no Olaria bem novo. Com 11 anos fez um teste no Flamengo e ficou no clube. “A minha expectativa para a Copa é muito boa. É mais uma experiência muito importante. Espero fazer o meu trabalho e ajudar o grupo a conquistar esse título. Temos que nos preparar bastante também para o Sul-americano no próximo ano”, disse Caio.

Leandro Silva
Ascom/Sudesb

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário