Capoeira: Bahia comemora título

Em sua primeira participação, a seleção baiana foi a grande vencedora da 14° Campeonato Brasileiro de Capoeira, que aconteceu na cidade de Vitória, no estado do Espírito Santo, em novembro, com a participação de nove estados do Brasil. A seleção baiana teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com as passagens aéreas e de terrestres para 56 atletas e cinco árbitros.

Ainda com certa resistência de alguns grupos em não classificarem a modalidade como esporte e sim como manifestação cultural, a capoeira, como luta, vem crescendo muito no Estado. Para se ter uma ideia, a competição já acontece há 14 anos e, só agora, a Bahia participou. Mesmo estreante, a Bahia conquistou a maioria das medalhas e o título de campeã geral.

Para o mestre Sinvaldo Silva, o Furacão, a seleção baiana encontrou dificuldades, mas levou a melhor. “Foi uma competição difícil, participamos pela primeira vez, mas conseguimos ficar em primeiro lugar em quase todas as categorias. Além de ter ganho o prêmio de melhor música, ‘Eu sou Bahia’, do Mestre Já Morreu”, disse Furacão.

Presidente da Federação de Capoeira do Estado da Bahia (Fcba), o professor, doutor, Nelsival Menezes vê a capoeira como esporte como um avanço. “A Bahia é o berço da Capoeira. As pessoas estavam deixando de lado a gestão esportiva. Não podemos deixar que esse esporte fique adormecido, estamos resgatando os valores físico, técnico, ético, estratégia de jogo e luta”, disse.

As regras:
A competições acontecem em duas modalidades que são chamadas de Regional e Angola. As rodas são avaliadas em dois jogos específicos de cada modalidade que se referem às tradições, harmonia, volume de jogo, fuga das tradições e falta de agressividade com o adversário, ao final, soma-se as pontuações. A arbitragem é formada por um árbitro central e três árbitros que ficam sentados avaliando os jogos.

Segundo o contra-mestre Olivaldo Macedo, o Fofão, que participou da competição como diretor técnico de arbitragem, a preparação é fundamental. “Houve um treinamento muito forte e especifico para este campeonato”, disse. A Fcba luta para que o 15° Campeonato Brasileiro de Capoeira aconteça, em 2012, no berço da capoeira:a Bahia.

Marcus Carneiro
Ascom/Sudesb
07/12/2011

Autor(a)

Deixe seu comentário