Arbitragem Baiana: A seqüência do erro

Arbitragem Baiana

A Tribuna da Bahia, na edição desta terça-feira, mostra que as reclamações contra as péssimas arbitragens no campeonato baiano não são um privilégio ou uma simples artimanha do Bahia, para compensar, ou justificar, a incapacidade de vencer o Bahia de Feira no último Domingo, a chiadeira é geral.

Erros de arbitragem já causaram muitas polêmicas ao longo dos anos. Gols de mão, até em Copa do mundo, impedimentos e pênaltis mal marcados, outros claramente inexistentes, outros marcados equivocadamente, gol legítimo anulado, gol ilegal validado, além de cartões aplicados de forma confusa, estão entre as falhas dos “homens do apito” no futebol da Bahia, do Brasil e no mundo inteiro.

O que deve ser observado com atenção, é que quando o juiz se torna freguês dos erros num espaço de tempo muito pequeno, como tem acontecido com o árbitro Arilson Bispo da Anunciação (foto do BLOG VídeoPlay Esporte) – Confira.

O choro foi geral. Todos os quatro times que seguem na disputa pelo título do Campeonato Baiano se queixaram da arbitragem após o primeiro jogo da semifinal. Vitória, Camaçari, Bahia e Bahia de Feira reclamaram, e muito. Treinadores e dirigentes se puseram na condição de vítimas, enxergaram erros grotescos e puseram em xeque a capacidade dos árbitros baianos.

No Camaçari, a reclamação foi feita pelo treinador. Aroldo Moreira não gostou dos cartões aplicados ao time da casa e da quantidade excessiva de faltas marcadas para o Vitória, que disse não ter havido escanteio no primeiro gol do rival. “Árbitro não pode torcer. Com a arbitragem ajudando, vai dar Bahia e Vitória mesmo”, disse em referência às finais do Estadual.

Em Feira de Santana, os dois times ficaram na bronca com o árbitro Arilson Bispo da Anunciação. Cada Bahia reclamou de um pênalti não marcado e o da capital publicou nota afirmando que entrará com uma representação contra Arilson, que no último Ba-Vi deixou de marcar um pênalti claro para o Vitória.

“Além da argumentação documental, uma prova de vídeo foi anexada, demonstrando claramente o pênalti sofrido pelo atacante Mendes, que não foi marcado pelo árbitro Arilson Bispo da Anunciação, que estava bem colocado e tinha visão privilegiada do lance”, diz o texto no site oficial.

Apesar das queixas, a Federação Bahiana de Futebol não tomou, e não deve tomar, nenhum posicionamento. A tradicional reunião que acontece com os árbitros após as rodadas será realizada hoje, mas não deve resultar em nenhuma punição. “Eu assisti o jogo de Camaçari e, na minha opinião, foi uma arbitragem boa”, comentou o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (Ceaf), Wilson Paim, que ainda não tinha visto da gravação do duelo de Feira de Santana.

Com o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, no Rio de Janeiro para resolver pendências da Copa do Nordeste, Paim afirmou que não foi levantada a hipótese de contar com árbitros de fora para os jogos restantes do Campeonato Baiano. Decisão, no mínimo, coerente. Afinal, o que não faltou na noite de domingo foram críticas.

Se a arbitragem baiana, contestada pelos times locais, está em xeque, o mesmo pode ser dito daqueles que trabalham em campeonatos como o Paulista e o Carioca.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário