Ruy Accioly se mantém no Conselho Deliberativo do Bahia

Cento e setenta e três sócios foram na sede de praia do Bahia, nesta terça-feira, 6, para votarem no óbvio. O novo conselho, composto por 300 membros, que assume cargo por três anos, não disputou com nenhuma chapa oposicionista, deixando a situação livre para consolidar o Conselho Deliberativo do clube. O presidente deste conselho? Ruy Oliveira Accioly Lins, o mesmo que afirmou que iria se afastar deste cargo, onde ele já cumpriu outros três anos.

A justificativa por voltar atrás na decisão ele deu. Alegou simplesmente que pediram para ele continuar. “Eu realmente disse que iria me afastar deste cargo. Mas não apareceu nem chapa da oposição, tampouco colega da chapa para assumir a presidência. Se chegasse um pedindo o cargo, daria sem reclamar. Mas tantos me pediram, como o próprio Marcelo Guimarães [pai], que voltei atrás na decisão”, argumentou Accioly.

Sobre sua competência no cargo, Ruy assegura que já fez muito pelo Bahia na sua gestão. “Eu que modernizei o estatuto, onde teremos eleições diretas em 2011. Ninguém fala isso! Olha, todos dizem sobre o continuísmo, mas não acredito nisso. No conselho de agora, ninguém mais vai ter força para votar no próximo presidente. O Marcelinho é a renovação”, disse, acrescentando: “Até eu me considero jovem no Bahia. Não me acho velho para, por exemplo, me candidatar a presidente nas próximas eleições, apesar de não ter a intenção”, disse Accioly, que também não tinha desejo de continuar no cargo de presidente do Conselho Deliberativo, mas…

Esta continuidade afirma o que o próprio ex-presidente do Bahia, Paulo Maracajá, já avisava em suas entrevistas. O ex-cartola já não tem aspirações no clube e deixa a nova era Guimarães, desta vez com o filho, na frente das decisões tricolores. Como o próprio Accioly afirmou, o novo conselho não mais vota no próximo cartola tricolor, mas vota nas decisões do atual.

Realmente, desta vez a situação abriu as portas, ou melhor, a portinhola para a oposição. No novo conselho, 10 são da oposição “ferrenha”, como classificou Ruy Accioly. Entre eles, nomes como Fernando Jorge, Emanuel Vieira, Nelson Pelegrino e Virgílio Elísio estão na nova formação. Mas qual a voz destes 0,3% de todo conselho, quando a maioria sempre vence? Pelo menos para o novo presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, estes oposicionistas vão ajudar em um outro aspecto.

“Eles serão ouvidos nas decisões. Fizemos isso para que todos possam participar do futuro do Bahia. O importante é todos integrados num só Bahia. Quero ver todos acompanhando treino, sugerindo. Esta é minha nova filosofia”, afirmou Marcelinho.

O cartola também explicou a continuidade de Accioly no cargo. “Eu não posso interferir na decisão do conselho, pois o papel deles é me fiscalizar. Mas fico feliz de ter Accioly no cargo. Conheço ele, é amigo da família e sei de suas capacidades no cargo”, afirmou.

No conselho fiscal permanece o presidente atual, Hipólito Baqueiro Boulhosa, o mesmo que ocupou o cargo nas gestão Marcelo Guimarães [pai] e Petrônio Barradas. Foi eleito mais cinco conselheiros fiscais titulares e outros três suplentes. A diretoria prometeu divulgar o nome dos 300 conselheiros no site, ainda esta semana. Com informações Moysés Suzart/A TARDE

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário