Bahia trabalha e sócios elegem novos conselheiros

Enquanto a cidade de prepara para festejar o Dia de Reis na Lapinha, os sócios do Bahia elegem hoje os 300 integrantes do conselho deliberativo, das 9h ás 17h, na sede de praia da Boca do Rio. Apesar do regime presidencialista, a data faz trocadilho com o poder dos 300 conselheiros que regem o clube, pois só eles têm direito a voto na eleição presidencial.

Pelo menos foi assim até o pleito que elegeu Marcelo Guimarães Filho, em dezembro. Mas o próprio presidente promete tirar força dos conselheiros, pois usa esta justificativa para não ter ratificado o acordo feito após a invasão do fazendão pela Bamor, em junho de 2006

“Com eleições diretas, o conselho não vai ter tanto peso” afirma o dirigente, mantendo o discurso das diretas em 2011. Para inserir o item no estatuto, o conselho eleito hoje será convocado nos próximos meses.

Contudo, o discurso de mudança não acaba aqui. Apesar da anistia geral dada aos sócios pelo ex-presidente Petrônio Barradas nos últimos dias do mandato, a eleição tem chapa única e deve referendar Ruy Accioly, por mais três anos no cargo. Marcelo Filho não confirmou a informação, dizendo preferir Ademir Ismerim, Wellington Cerqueira ou os ex-presidentes Marcelo Guimarães e Paulo Maracajá

O cargo, embora fora da diretoria executiva, é de confiança e dá força política. Integrantes da base do presidente e de Marcelo Guimarães (pai), Ruy Accioly teria mudado de idéia em relação ao anúncio feito em novembro, quando afirmou que não seria candidato à reeleição.

Accioly não foi localizado durante a tarde e o inicio da noite de ontem, mas o conselheiro Wellington Cerqueira especulado nos bastidores para assumir o cargo, confirmou “Não sou candidato porque tenho uma vida profissional muito atribulada. E também trabalho para a reeleição de Ruy Accioly. Na realidade, parece que não apareceram nomes”

Compromisso – Presidente da associação Bahia Livre e candidato derrotado na última eleições, o arquiteto Ivan de Carvalho alega dificuldades em encontrar sócios suficientes para lançar uma chapa de oposição. “ A gente não quer botar a chapa com pessoas que não tenha compromisso com o futuro do clube” diz

Para lançar a chapa, são necessários 300 sócios titulares e mais 15º suplentes, todos com um ano de filiação. Carvalho e alguns membros do Bahia Livre se cadastraram na ficha disponibilizada pela diretoria no site, mas nenhum recebeu a confirmação prometida caso o nome fosse aceito na chapa.

Porta voz da Revolução Tricolor, Leandro Fernandes acredita numa “pretensa condição de abertura”, mas prefere esperar para ver, “Se dentro dos 300 nomes colocarem uma boa quantidade dos membros de oposição, vamos acreditar que realmente alguma coisa mudou”

Fernando Jorge está na chapa

Alguns membros de oposição vão compor a nova lista do Conselho deliberativo. Entre eles, o candidato derrotado na última eleição Fernando Jorge Carneiro, que aceitou o convite de Marcelo Guimarães Filho. Também chamado, Pedro Barachisio (Advogado de Fernando Jorge na ação que cancelou a eleição do Bahia por uma noite) rejeitou integrar a chapa única. O diretor técnico da CBF, Virgilio Elísio, é outro nome desejado. “Estou tentando falar com ele, não consegui. Você tem o telefone dele?”, perguntou o presidente do clube, que, apesar, dos convites, afirma que quer se manter afastado da eleição do conselho. Marcelo Filho estar sugerindo os nomes de Jorge Maia e Emanuel Viera, ambos da associação Bahia Livre, para compor a lista. Com informações de Herbem Gramacho do Correio

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário