Parabéns Bahia pelos seus 78 anos de vida!

Com o slogan “Nasceu para Vencer”, o Esporte Clube Bahia iniciou sua gloriosa história de triunfos e títulos, logo no seu ano de fundação (1931), conquistando o campeonato baiano daquele ano.

Depois deste primeiro título, foram conquistados mais 42 troféus dos campeonatos baianos, o que hoje lhe dá o status de ser um dos maiores vencedores de estaduais do Brasil.

Nos anos de 1948, 1959, 1961 e 1963 o Esquadrão de Aço conquistou o Norte Nordeste vencendo os campeonatos destas duas regiões do pais. O Nordeste também se rendeu a força do Tricolor da Boa Terra por duas vezes, no bicampeonato do Nordeste (2001 e 2002).

Mas a galeria de conquistas do Esquadrão de Aço não ficou apenas no cenário regional e mostramos nossa força nacionalmente, tornando-se o primeiro campeão da Taça Brasil de 1959, contra o Santos, de Pelé e Coutinho, conquistando desta maneira o seu primeiro titulo nacional.

Em 1988, mais uma vez, o Brasil viu o time do Bahia levantar o troféu de campeão brasileiro, transformando as ruas de Salvador em um verdadeiro carnaval.

Todas estas conquistas credenciaram o Bahia, a responsabilidade de ser o único clube nordestino a disputar a Taça Libertadores da América, por três vezes (1960, 1962 e 1989). O Bahia foi o primeiro clube Brasileiro a representar o Brasil na Libertadores das Américas. Clube vencedor como poucos, o Bahia criou um legado de torcedores fiéis, que segundo as últimas pesquisas, conta com aproximadamente 7 milhões de apaixonados em todo Brasil. Sendo o décimo terceiro no ranking nacional.

O início do novo ano e o aniversário do Esquadrão de Aço coincidem com um momento especial que o clube está vivendo. Uma nova diretoria assumiu o comando tricolor e o Presidente Marcelo Guimarães Filho, de apenas 32 anos, representa a renovação, mas que precisa do apoio de todos os tricolores.

O ano de 2009 será especial, já que as duas maiores conquistas do clube( 1959 e 1988) completarão datas de aniversário, com 50 anos do título da Taça Brasil e 20 anos do Campeonato Brasileiro, já que a final contra o Internacional só foi disputada em 1989. Mudanças estão ocorrendo e muito em breve, o torcedor tricolor perceberá que a nova diretoria está empenhada em reconduzir o maior clube do Norte-Nordeste ao caminhos das vitórias e títulos.

Neste novo ano, o Bahia terá um novo “caldeirão” para atuar. O Estádio de Pituaçu dará a oportunidade do torcedor do Esquadrão de Aço voltar a arquibancada e soltar o grito “Bahêaaaa”, que se encontra entalado na garganta.

Parabéns ao Esporte Clube Bahia pelos seus 78 anos de história. Parabéns a Nação tricolor, pelo seu amor incondicional e sua fidelidade ao clube que encara como uma verdadeira religião.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário