O Ba-Vi do medo no Barradão

Bahia e Vitória fazem amanhã à tarde no estádio Manoel Barradas, na Toca do Lerão, uma partida com todos os ingredientes, rivalidade, paixão, muita adrenalina e festa no maior clássico do futebol do Norte-Nordeste do Brasil. Mas este tem também um ingrediente, um detalhe atípico que o diferencia de todos os grandes Ba-Vis anteriores: o medo.

Os dois times vão a campo sabendo que uma derrota pode não ter recuperação na luta pela conquista do título do Campeonato Baiano deste ano, e os dois técnicos, Paulo Comelli e Vágner Mancini, deixaram claro durante os trabalhos da semana, que a marcação, a cautela, será a tônica deste jogo no Barradão.

Será também o jogo que vai registrar o recorde de público e renda do Campeonato Baiano, já que o segundo Ba-Vi será no interior do Estado, no estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana, com cerca de 20 mil pagantes, e o último jogo do Vitória no Barradão, o estádio com maior capacidade de público nesta competição, será contra o Itabuna. Foi colocada à venda a carga máxima do Manoel Barradas, 35 mil e 200 ingressos. Até ontem já tinham sido vendidos por antecipação 15 mil ingressos.

Outra marca que pode ser alcançada amanhã é o 100º gol do clássico no Barradão. Até agora já foram disputados 35 Ba-Vis no estádio com 99 gols feitos. Destes, 63 pelo Vitória contra 36 do Bahia. A soberania no estádio é rubro-negra. Foram 21 triunfos do Vitória contra apenas seis do Bahia, além de oito empates.

A vantagem, porém, não tem sido grande nos últimos anos. O tabu virou de lado e há quase dois anos o Bahia não perde uma partida no Estádio Manoel Barradas. Nesse período foram três vitórias e um empate.

Medo dentro e fora de campo. Um efetivo de mais de 900 homens da Polícia Militar e Civil, com apoio do Ministério Público, estará em ação desde as primeiras horas da manhã deste domingo para garantir a segurança do torcedor antes, durante e depois do clássico Ba-Vi no Barradão. Uma ação que praticamente vai se estender por toda a cidade, com fiscalização e revista de torcidas organizadas e grupos de torcedores, com saídas em todos os principais terminais de ônibus de Salvador.Para facilitar o acesso do torcedor, a Superintendência de Transporte Público (STP), aumentou o número de ônibus para a região do estádio. Serão mais dez linhas e cinco veículos para garantir o direito de ir e vir com tranquilidade de tricolores e rubro-negros. As linhas de reforço deverão operar das 13 às 19h30, com frota máxima de dias úteis.

Por Raphael Carneiro

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário