Bahia roubado vergonhosamente

O Bahia foi roubado vergonhosamente no Jóia da Princesa. Mais um capitulo da gestão fracassada da Federação Baiana de Futebol que afundou o futebol baiano para a terceira Divisão.

A pergunta que todos se fazem é: foi correto o método que a FBF utilizou no sentido de motivar o campeonato baiano, escalando e incumbindo um Mané Louco Varrido para protagonizar o roubo sofrido pelo Bahia do inicio ao fim do jogo?

Depois da humilhação imposta pelo Bahia ao seu rival no barradão semana passada, a Federação Baiana de Futebol e alguns setores da imprensa se viram preocupados com a possibilidade do quarto trunfo tricolor consecutivo, o que praticamente definiria o campeonato,

Neste sentido, a FBF, escalou uma arbitragem que Influenciou diretamente no resultado do Ba Vi. Vamos enumerar os fatos que adulteraram o resultado da partida:

-Logo no início da partida, o jogador Rogério do Bahia recebe um lançamento primoroso dentro da área do Vitória e de cara com o goleiro adversário, coloca a bola no fundo das redes. Apesar de ter recebido a bola em posição legal, pois veio de trás da zaga, o juiz Mané Louco Varrido, com a conivência de seu auxiliar anula o gol legitimo que abriria o placar do Clássico.

-Com o placar ainda em aberto, o meio-campista do Vitória, Ramón Menezes, em uma atitude de covardia, deu uma cotovelada criminosa que atingiu o supercílio do volante Fausto do Bahia. Mané Louco Varrido fingiu que não viu uma jogada típica de expulsão.

– O lateral direito do Vitória, Marco Aurélio, deveria ter sido expulso ainda nos primeiros 45 minutos de jogo. Em disputa de bola com o jogador Avíne do Bahia, em pelo menos três lances, mereceu receber o cartão amarelo por entradas violentas. Mané Louco Varrido fez vistas grossas.

– Durante toda partida Mané Louco Varrido inverteu diversas faltas, sempre em favor do Vitória.

– A ansiedade gerada no sentido de prejudicar o Bahia era tão grande que o Mané Louco Varrido cometeu o erro ridículo de expulsar o lateral direito Fábio, com um suposto segundo cartão amarelo, seguido do vermelho, sem se dar conta que o mesmo não havia sido sequer advertido anteriormente. Vergonhosamente teve que voltar atrás em sua decisão.

-Estabeleceu uma regra para nortear o jogo: Ramon era intocável. Chegar próximo de Ramon significava falta do Bahia. Vale dizer que Ramon usou de sua experiência para reforçar as intenções do Louco Varrido. Claramente o arbitro estava sendo comandado pelo atleta experiente.

Fora isso, os três gols sofridos pelo Bahia foram derivados de Falhas individuais do sistema defensivo. O grande zagueiro Alisson não estava em uma tarde inspirada, assim como todo o time.

O que aconteceu hoje em Feira de Santana foi apenas mais um capitulo de gestão do Senhor Ednaldo Rodrigues, a mesma que ajudou a afundar o futebol baiano para a terceira divisão.

O mesmo que quando chegou a presidência da entidade encontrou a dupla BaVi na Serie A.e indiretamente, com ajuda das respectivas diretoras de Bahia e Vitória contribuiu para que nosso clubes chegassem juntos a terceira divisão em 2005. Na gestão dele, o futebol baiano chegou ao fundo do poço da terceirona. E que depois de um ciclo recessivo, o nosso futebol, sem ajuda nenhuma da Federação, apresenta relativos sinais de uma recuperação modesta com o Vitória voltando a série A e o Bahia saindo do inferno da série C.

O Lamentável é que essa gestão fracassada conta com o apoio significativo de parte da imprensa para referendar as suas ações à frente da FBF. Isso se dá através de mecanismos de propagação como mentiras e noticias falsas que servem para legitimar a gestão.

Quem não se lembra do ano passado, quando a imprensa baiana o ajudou a enganar o publico com aquele discurso da terceira vaga para serie C? Fez com que a opinião publica acreditasse que era mérito dele ter “conseguido a vaga”, quando na verdade a mesma era assegurada pelo critério técnico que estabelece a posição das federações no Ranking da CBF, e que no caso da Bahia, juntamente com Minas Gerais,Rio Grande do Sul, Pernambuco,Goiás e Paraná, já existiam três vagas garantidas pela própria CBF.

A gestão de Ednaldo Rodrigues encontrou a Federação Baiana como a 5º no ranking brasileiro de Federações. Historicamente, só perdíamos para São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, hoje já fomos ultrapassados por Pernambuco Paraná e ainda este ano será a vez do futebol de Santa Catarina nos deixar pra trás.

O louco varrido que “garfou”o tricolor hoje, certamente não se atreverá mais em sua vida em apitar uma partida que envolva o Bahia, pois a partir de hoje sofre sérios riscos de linchamento, mas o que todos querem saber é: até quando vai durar a ditadura desse grupo na FBF?

Por Leonardo Dias

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário