Clássico Ba-Vi volta a decidir o Campeonato Baiano após 6 anos

O último Ba-Vi em uma final de Campeonato Baiano aconteceu em 2018.

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Depois de longos seis anos, o clássico Ba-Vi voltará a decidir o título do Campeonato Baiano em 2024. O Bahia eliminou o Jequié no sábado goleando por 4 a 1 na Fonte Nova após vencer por 1 a 0 no Waldomiro Borges, e vai em busca do seu 51º título estadual, enquanto o Vitória carimbou a vaga na decisão neste domingo vencendo o Barcelona de Ilhéus por 3 a 1 de virada no Barradão depois da vitória por 2 a 0 no jogo de ida, disputado no Mário Pessoa, e vai tentar o 30º título baiano.

 

O último Ba-Vi em uma final de Campeonato Baiano aconteceu em 2018. No jogo de ida, na Arena Fonte Nova, o Bahia venceu por 2 a 1. Edigar Junio e Vina marcaram os gols do tricolor, enquanto Luan Silva descontou para o Leão. Na partida de volta, o Esquadrão voltou a vencer, agora no Barradão, por 1 a 0, com gol marcado por Edigar Junio, e sagrou-se campeão estadual naquele ano.

Após 2018, em cinco edições consecutivas (2019 até 2023), o Vitória acabou sendo eliminado na primeira fase do Baianão. Nesse período, o Bahia foi campeão em 2019 (contra o Bahia de Feira), 2020 (contra o Atlético de Alagoinhas) e 2023 (contra o Jacuipense). Nas edições de 2021 e 2022, o Atlético de Alagoinhas sagrou-se bicampeão baiano.

O Vitória não levanta a taça do Campeonato Baiano desde 2017. Naquele ano, o Leão chegou nas finais com a vantagem de jogar por dois resultados iguais (regulamento que não existe mais). No jogo de ida, na Fonte Nova, o Bahia saiu na frente com o zagueiro Tiago, mas o Leão empatou com o volante Uillian Correia. Na partida de volta, no Barradão, o Rubro-Negro segurou o empate sem gols e conquistou o título.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário