Apesar de ter figurado no G-4 desde a primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Esporte Clube Bahia não fez uma campanha animadora no quesito rendimento dentro de campo, especialmente fora de casa, onde não conseguiu vencer um jogo sequer no segundo turno. Por isso mesmo teve três treinadores durante a competição: Guto Ferreira, Enderson Moreira e Eduardo Barroca. E mesmo assim, não conseguiu o objetivo de forma antecipada, chegando na última rodada precisando pontuar diante do CRB no Rei Pelé para evitar um vexame. O Tricolor teve duas grandes chances, mas fracassou diante do seu torcedor, empatando com Vila Nova e Guarani, por 1 a 1, com o apoio de 49 mil vozes.
No decorrer da Série B, o Esporte Clube Bahia chegou a abrir uma excelente vantagem de 9 pontos em relação ao 5º colocado, porém, na reta final, o time baiano acumulou decepções. Neste domingo (06), acontece a última e decisiva partida, e o Bahia enfrenta o CRB, às 18h30, no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), precisando pontuar para não depende de outro resultado. O Tricolor contabiliza 59 pontos, ficando dois pontos acima do Ituano (5º colocado que enfrenta o Vasco na última rodada) e três pontos acima do Sport (6º colocado). A diferença no saldo de gols para o Leão da Ilha é de sete. Ou seja, o Bahia precisa ao menos empatar com o CRB. Se perder por 1 a 0, por exemplo, precisa torcer para o Sport não aplicar uma goleada de 6 a 0 no Vila Nova em Goiânia.
Caso o Bahia perca por 3 a 0 para o CRB, e o Vasco perca por 1 a 0 para o Ituano, o Tricolor também deixa o G-4, sendo superado pelo Cruz-Maltino pelo saldo de gols. Nesse cenário, subiriam Vasco e Ituano. Portanto, é preciso o Bahia vencer ou empatar seu jogo. Vale lembrar também que, se conquistar o acesso com uma derrota, e o Vasco seja derrotado pelo Ituano e fique de fora, ainda teremos o julgamento do STJD na próxima quarta-feira, pela invasão de campo na Ilha do Retiro entre Sport e Vasco. O clube carioca pode ser beneficiado se declarado vencedor dessa partida, e ganharia mais 2 pontos.
Quem apita o duelo entre CRB e Bahia é o árbitro Ramon Abatti Abel, que será auxiliado por Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes. O trio é filiado à Federação Catarinense de Futebol. O quarto árbitro será Denis da Silva Ribeiro Serafim, de Alagoas, enquanto Lydia Pollyana Gomes de Oliveira Castela ficará como analista de campo. Na arbitragem de vídeo, o responsável será Thiago Duarte Peixoto, de São Paulo, com o auxílio de José Claudio Rocha Filho (VAR-FIFA) e Italo Medeiros de Azevedo.
JOGOS DA 38ª RODADA DA SÉRIE B
QUINTA, 03/11
20h00 – Grêmio 3 x 0 Brusque
SEXTA, 04/11
21h30 – Náutico 0 x 1 Ponte Preta
SÁBADO, 05/11
16h00 – Criciúma 2 x 0 Tombense
18h00 – Sampaio Corrêa 2 x 1 Londrina
DOMINGO, 06/11
16h00 – Guarani x Chapecoense
18h30 – CRB x Bahia
18h30 – Ituano x Vasco
18h30 – Vila Nova x Sport
18h30 – Operário x Novorizontino
18h30 – Cruzeiro x CSA
- CRB nega interferência para favorecer o Bahia; Presidente do Sport se posiciona
- Bahia chega a Maceió para buscar o acesso diante do CRB neste domingo
- Bahia vai processar radialista que insinuou interferência tricolor na demissão de técnico do CRB
- Bahia goleia e conquista o tricampeonato do Baianão Feminino
- Náutico termina Série B com sua pior campanha na era dos pontos corridos
- Confira a provável escalação do Bahia para o último jogo na temporada
- CRB acerta contratação do técnico Umberto Louzer para 2023
- Jejum incômodo: Bahia não vence fora de casa há quase 4 meses
- Bahia fecha preparação para jogo decisivo contra o CRB pela Série B
- Daniel Alves elogia ex-companheiros Messi e Neymar: “São similares”