Uma das entidades desportivas mais antigas do país, a Federação Bahiana de Futebol comemora nesta quarta-feira (14) 109 anos de fundação. A história da FBF começou a ser escrita ainda em 1901, com a chegada do jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, à Bahia trazendo uma bola da Inglaterra. Foi no antigo Campo da Pólvora que o até então desconhecido objeto começou a rolar em Salvador. Nos anos seguintes, regras foram trazidas da Europa e os primeiros clubes foram surgindo no Estado.
O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Não demorou muito após o primeiro jogo e o futebol cresceu de uma maneira que foi preciso ser criada uma entidade para dar conta da organização de partidas e campeonatos. Foi aí que, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).
A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. Porém, a força que o futebol já havia construído não destruiu o sonho e, no dia 14 de setembro de 1913, foi fundada a Federação Bahiana de Futebol.
Além dos 109 anos de fundação, o ano de 2022 também marca um novo capítulo na história da entidade. A FBF está de casa nova desde o início de agosto. A nova sede fica localizada Rua A, Av. Praia de Copacabana, número 1764, no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas. A entidade é presidida pelo analista de sistemas Ricardo Lima, que tem como vice-presidente o advogado Manfredo Lessa. Eles foram reeleitos no início deste ano para o segundo mandato, o quadriênio 2023-2027.
“Neste dia tão importante para esta entidade, não posso deixar de agradecer a todos os nossos filiados, colaboradores, árbitros, profissionais de imprensa, torcedores e ex-presidentes que por aqui passaram e também contribuíram nessa caminhada. São 109 anos de lutas e dedicação ao esporte mais amado pelo brasileiro. É um orgulho presidir a FBF hoje. Como retribuição a todo apoio, garanto ainda mais empenho e dedicação todos os dias, para que a nossa federação se desenvolva cada vez mais e seja referência no cenário nacional”, disse o presidente Ricardo Lima.
- SBT estabelece condição para brigar pela Série B com a Globo
- Seneme almeja transparência para arbitragem brasileira
- Operário perde zagueiro para jogo contra o Bahia na Fonte Nova
- Técnico do Cruzeiro aponta fracasso em caso de perda de título da Série B
- Técnico do Operário detona arbitragem após derrota: “Fomos assaltados”
- Enderson celebra tempo até o próximo jogo e espera recuperar jogadores
- Vampeta paga pensões atrasadas e tem pedido de prisão retirado