Seneme almeja transparência para arbitragem brasileira

Responsável pelo comando da comissão de arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Wilson Luiz Seneme visa colocar microfone para uso dos árbitros, com áudio disponível ao vivo à TV

Foto: AFP

Atual chefe da comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Luiz Seneme atua também como instrutor da Federação Internacional de Futebol (Fifa). No comando do departamento, ele tem como um dos principais objetivos tornar a arbitragem mais transparente durante as decisões nas partidas.

 

Em entrevista à Folha de São Paulo, o ex-chefe dos árbitros da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) revelou que a entidade máxima do futebol brasileiro solicitou à Fifa a permissão do uso de microfones por parte dos árbitros no decorrer dos 90 minutos. Além disso, ele acredita ser interessante a transmissão do áudio ao vivo pela emissora proprietária dos direitos de transmissão. “Dissemos até que podemos ser nós [no Brasil] a fazer esse teste. Acho que estamos preparados para isso”, garante.

Em outro ponto do bate-papo, Seneme afirmou ser um defensor da arbitragem do Brasil. “Por que pode existir essa percepção? Porque o que eu tenho visto é que a arbitragem no Brasil é vista com uma lupa maior e se vê o aspecto negativo muito mais do que em qualquer outro país do mundo. Isso me incentiva a trabalhar, mas dificulta em alguns momentos. Sabe por que dificulta? Há a falta de conhecimento, né? Nos últimos seis anos a regra do jogo mudou mais de 300 vezes, algo que não havia ocorrido nos cem anos anteriores”, analisa.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário