Depois da classificação heroica na 1ª fase do Campeonato Brasileiro da Série C, o Esporte Clube Vitória vira a chave e inicia neste domingo a caminhada em busca do acesso. A estreia na segunda fase será diante do Paysandu, no Estádio Manoel Barradas, às 16h, com expectativa de casa cheia. Além de buscar começar com o pé direito o quadrangular final, o Rubro-Negro defende o TABU de 28 anos sem perder para o Papão atuando em Salvador. A última vez que o Papão venceu o Leão na capital baiana foi no ano de 1994. Desde então, foram cinco partidas disputadas, com quatro vitórias rubro-negras e um empate.
No dia 18 de agosto de 1994, o Paysandu derrotou o Vitória por 1 a 0, na antiga Fonte Nova, pela primeira fase do Brasileirão. Oito anos depois, em 2002, o Leão goleou o Papão por 5 a 1, com quatro gols de André Neles, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um ano depois, pelo Brasileiro de 2003, os times empataram por 1 a 1. Alecsandro abriu o placar para o Rubro-Negro no Barradão e Zé Augusto igualou o placar no fim da partida.
Já no ano de 2004, o Vitória voltou a golear o Paysandu, agora por 4 a 1, no Barradão. Obina, Alan Delon, Gilmar e Júlio Santos marcaram os gols do Leão, enquanto o Papão diminuiu com Alex Pinho. O confronto foi válido pela 34ª rodada do Brasileirão daquele ano. Já em 2015, na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada da Série B, o Vitória venceu por 3 a 1, com destaque para o meia Escudero, autor de dois gols. Kanu também deixou sua marca. Yago Pikachu diminuiu para o time paraense. O último encontro foi pela primeira fase da Série C, terminando com vitória rubro-negra por 1 a 0, com gol de Luidy.
- ABC vence o Figueirense pela abertura da 2ª fase da Série C
- Davó rejeita proposta do futebol russo e decide seguir no Bahia
- Bellintani fala pela 1ª vez sobre “caso Marcinho” e sai em defesa do lateral
- Eduardo valoriza metodologia de João Burse no Vitória
- Vitória inicia construção da nova portaria do Complexo Esportivo
- Após deixar a base do Bahia, lateral de 17 anos acerta com o Goiás