De olho em alterações para o próximo ano no futebol internacional, a Fifa estuda testar uma tecnologia que acelera a verificação de jogadores em posição de impedimento. A princípio, o teste inicial será realizado na Copa Árabe, competição organizada pela própria entidade a partir do dia 30 de novembro, no Catar, como torneio preparatório para a Copa do Mundo de 2022.
Os seis estádios que serão palcos dos jogos do certame terão um sistema de inteligência artificial instalado em suas estruturas para automatizar os lances. Desse modo, o sistema encaminhará de forma imediata ao árbitro de vídeo uma mensagem evidenciando que um jogador está impedido. No entanto, caberá ao árbitro de campo a decisão de marcar ou não o impedimento.
Ainda assim, esse teste será oficial, após o sistema ter sido testado extraoficialmente em algumas oportunidades no continente europeu, em estádios como o Etihad, do Manchester City, a Allianz Arena, do Bayern de Munique, e o Estadio La Cartuja, de Sevilha. Posteriormente, caso o teste obtenha êxito, será aguardada uma aprovação formal na reunião anual da International Football Association Board (IFAB). A execução da novidade será em março do próximo ano.
Conforme especialistas, a utilização de sistemas automatizados de impedimento recorrem a câmeras e tecnologia computadorizada para detectar os movimentos dos jogadores e da bola, e devem ser mais precisos do que os impedimentos observados pelo VAR.
- Com três mudanças, Bahia está escalado para enfrentar o Grêmio
- Grêmio está escalado para enfrentar o Bahia na Fonte Nova
- Livro “Épico Esquadrão” contará a história do Bahia através do Cordel
- Torcedores do Inter pagam ingressos para torcida do Bahia lotar a Fonte Nova
- Adversário do Bahia na 35ª rodada tem jogo suspenso por conta do mau tempo
- Remo deve pagar R$ 500 mil ao elenco em caso de permanência na Série B
- CBF define data do sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2022