Após encerrar sua passagem pela Seleção Brasileia, no final do ano passado, sendo eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo para a Croácia, o técnico Tite decidiu que iria ter um ano sabático, retornando ao futebol apenas no início de 2024, porém, o treinador recebeu uma proposta do Flamengo, e está disposto a retomar os trabalhos antes do período pretendido, inclusive, segundo informação do ge.globo, o treinador aceitou a proposta.
O Flamengo vem negociando com Tite antes do duelo contra o Bahia, após a demissão de Jorge Sampaoli, que não resistiu à perda do título da Copa do Brasil. Segundo informações, Tite não deseja estrear pelo Flamengo justamente diante do Corinthians na Arena Néo Química. Por isso, o anúncio só deve ser feito na pausa para a Data Fifa, quando ele deve iniciar os trabalhos.
Tite disse sim ao Flamengo. O técnico aceitou assumir o clube já neste mês de outubro. Agora, as partes discutem as minúcias do contrato que terá validade até dezembro de 2024, quando se encerra o mandato do presidente Rodolfo Landim.
Tite terá consigo a comissão técnica que o acompanhou na seleção brasileira. Matheus Bacchi, César Sampaio e Cléber Xavier serão os auxiliares, enquanto Fábio Mahseredjian assume a preparação física. Do quinteto, Mahseredjian é o único com passagem pela Gávea – trabalhou no clube em 2003.
Tite iniciou a carreira de treinador no Caxias, e já comandou também Veranópolis, Ypiranga de Erechim, Juventude, Grêmio, São Caetano, Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras e Internacional. Fora do país, treinou Al Ain e Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos.
O treinador venceu o Campeonato Brasileiro em duas oportunidades, 2011 e 2015, ambas no comando do Corinthians. Em 2012, conquistou a Copa Libertadores vencendo o Boca Juniors na final, e meses depois, levantou a taça do Mundial de Clubes da Fifa. Pelo Grêmio, foi campeão da Copa do Brasil em 2001.
Tite assumiu a seleção brasileira em junho de 2016, após demissão do técnico Dunga. Com o Brasil, Tite foi campeão da Copa América de 2019, mas acabou eliminado nas quartas de final das Copas do Mundo de 2018 e 2022, para Bélgica e Croácia.