Depois de eliminar o Corinthians na semifinal, o Fortaleza se tornou o primeiro clube nordestino a chegar na final da Copa Sul-Americana, e o segundo a alcançar uma final de torneio sul-americano. O CSA foi o primeiro. Em 1999, o time alagoano chegou na decisão da Copa Conmebol, mas perdeu o título para o Talleres após vencer na ida por 4 a 2 e perder na volta por 3 a 0.
Neste sábado (28), o Fortaleza pode conquistar o primeiro título internacional para o futebol nordestino e a conquista mais importante de sua história. O Leão do Pici enfrenta a LDU de Quito, do Equador, às 17 horas, no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado, no Uruguai. A equipe equatoriana, que tem no seu time o atacante Paolo Guerrero, com passagens por Corinthians, Flamengo e Internacional, chegou na final após eliminar o Defensa y Justicia na semifinal.
O Leão do Pici, que já tinha alcançado a melhor campanha de um nordestino na Série A de pontos corridos, terminando na 4ª colocação, pode fazer história na Copa Sul-Americana.
A Copa Sul-Americana é uma competição continental de clubes de futebol da América do Sul, organizada pela CONMEBOL desde 2002. É a segunda competição mais prestigiada entre clubes no continente sul-americano, ficando atrás apenas da Copa Libertadores da América. A Sul-Americana surgiu para substituir as copas Mercosul e Merconorte, que por sua vez substituíram, em 1998 e 1999, a Copa Conmebol e a Supercopa Sul-Americana.
O Internacional (2008), Universidad de Chile (2011), São Paulo (2012), River Plate (2014) e o Defensa y Justicia (2020) foram os únicos campeões invictos na história da Copa.