Bahia e Vitória manifestam apoio a Vini Jr após caso de racismo

Nas redes sociais o jogador criticou a La Liga, que não toma qualquer providência para coibir atos racistas.

Foto: Aitor Alcalde/Getty Images

O atacante brasileiro Vinícius Júnior, destaque do Real Madrid, foi novamente vítima de racismo em um jogo do Campeonato Espanhol. Durante a derrota do Real para o Valencia por 1 a 0, o jogador escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o atleta foi expulso após se envolver em uma confusão. Vini chegou a ser contido por um jogador adversário com um golpe de “mata-leão”.

 

Grandes jogadores do futebol mundial se manifestaram, como Kylian Mbappé, do PSG, e Erling Haaland, do Manchester City. O Real Madrid se pronunciou quase 24 após o ocorrido. “O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior”, inicia a publicação.

Nas redes sociais o jogador criticou a La Liga, que não toma qualquer providência para coibir atos racistas. “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, completou Vini Jr.

No futebol brasileiro, vários clubes se manifestaram em apoio ao atacante, exemplo de Bahia e Vitória.

“O Esporte Clube Bahia manifesta toda solidariedade e apoio a @vinijr, novamente vítima de racismo na Espanha. O Esquadrão se junta ao coro do nosso país por ações concretas e mudança. Desde 2018 o Esquadrão promove ações efetivas no combate ao racismo como o ciclo de palestras #DedoNaFerida e programas como o #PretoTricolor para contratação de trainees autodeclarados afrodescentes. E seguiremos nesta luta. #BahiaClubeDoPovo”

“O Esporte Clube Vitória se solidariza com @vinijr após os atos racistas sofridos pelo atleta. Esperamos soluções para que o jogador volte a jogar com alegria e sem repetições desses casos, que não são isolados”.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário