Nesta sexta-feira (16), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou a mudança no formato do Mundial de Clubes, que agora passará a contar com 32 times e será disputado de quatro em quatro anos, igual a Copa do Mundo. A primeira edição será em 2025, com sede ainda a ser definida, mas a tendência é que aconteça na América do Norte. O dirigente também afirmou que haverá um Mundial de Clubes feminino, porém, ainda serão definidos o formato, data e número de participantes.
“Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou Infantino, em entrevista coletiva em Doha, dois dias antes da final da Copa do Mundo do Catar.
Na edição masculina, a FIFA ainda vai definir o número de participantes por continente. Segundo informação do ge.globo, a Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) só aceitam apoiar o novo formato caso a Europa tenha 12 representantes. Em 2019, a FIFA anunciou a mudança no Mundial de Clubes para 24 clubes, e começando em 2021, porém, a pandemia frustrou os planos.
A ideia, naquela ocasião, era que o torneio contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as dez vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes. Os clubes europeus e a Uefa anunciaram que boicotariam o novo torneio, que ocuparia um grande espaço no calendário.
- Vitória fará amistoso contra time sub-20 neste sábado em Pituaçu
- Reforços do Bahia: goleiro e zagueiro do Fluminense já estão em Salvador
- Mugni celebra renovação com o Bahia: “Deixei claro meu desejo de ficar”
- Bahia trabalha posse de bola e troca de passes no 5º dia de pré-temporada
- Ex-Bahia deixa a Ponte Preta e é anunciado por clube da Tailândia
- “Muito feliz de poder vestir essa camisa tão pesada”, diz Osvaldo em apresentação