Novo Mundial de Clubes contará com 32 times e terá início em 2025

A FIFA também anunciou que haverá um Mundial de Clubes feminino,

Foto: Fifa / divulgação

Nesta sexta-feira (16), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou a mudança no formato do Mundial de Clubes, que agora passará a contar com 32 times e será disputado de quatro em quatro anos, igual a Copa do Mundo. A primeira edição será em 2025, com sede ainda a ser definida, mas a tendência é que aconteça na América do Norte. O dirigente também afirmou que haverá um Mundial de Clubes feminino, porém, ainda serão definidos o formato, data e número de participantes.

 

“Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou Infantino, em entrevista coletiva em Doha, dois dias antes da final da Copa do Mundo do Catar.

Na edição masculina, a FIFA ainda vai definir o número de participantes por continente. Segundo informação do ge.globo, a Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) só aceitam apoiar o novo formato caso a Europa tenha 12 representantes. Em 2019, a FIFA anunciou a mudança no Mundial de Clubes para 24 clubes, e começando em 2021, porém, a pandemia frustrou os planos.

A ideia, naquela ocasião, era que o torneio contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as dez vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes. Os clubes europeus e a Uefa anunciaram que boicotariam o novo torneio, que ocuparia um grande espaço no calendário.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário