Tite mostra entusiasmo com momentos de Neymar, Gabriel Jesus e Vini Jr.

"A capacidade criativa do Neymar é muito grande", disse o treinador.

Action Images via Reuters/Carl Recine

A Seleção Brasileira fará seus últimos amistosos antes da Copa do Mundo nos dias 23 e 27 de setembro, na França, contra Gana e Tunísia, respectivamente. A convocação sai sexta-feira. Um nome certo na lista é o do atacante Neymar, que começou em alta a temporada 2022/2023 pelo PSG. Em entrevista à TNT Sports, o técnico Tite elogiou a fase do camisa 10 da Seleção Brasileira, que já tem 9 gols marcados e 7 assistências nos oito primeiros jogos do time francês na atual temporada.

 

“A capacidade criativa do Neymar é muito grande. Quando está no melhor nível físico e técnico… ele está fresh, tem percepções muito rápidas, inclusive para fugir de faltas. A função do Neymar é naquele bolsão pela esquerda. No PSG tem Messi na direita, Mbappé por dentro, tem dois alas na amplitude, o que favorece o Neymar. Na seleção, ao invés de alas temos externos. Assim ele tem espaço maior de construção, de movimentação, de criatividade. Ele tem um 9 mais atacando espaço, outro segundo meio campista trabalhando na direita (na seleção, Paquetá faz algo parecido com Messi no PSG), ele na esquerda”, comentou Tite.

O treinador também comentou a mudança de equipe de Gabriel Jesus, do Manchester City para o Arsenal. “(Quero ele) na faixa central, sim. Em certas situações o atleta tem que tomar decisão, tomar iniciativa, buscar o que é melhor para ele. Quando ele foi para o Arsenal, e aqui não tenho capacidade de ingerência, porque sei que existem série de aspectos numa negociação, sei que ele conversou com o técnico. E isso eu os instruo. Digo, “conversa com o técnico, vê o que ele quer de você, o que quer para sua carreira”. Ele é um jogador de atacar espaço, vive momento de fazer série de gols, retomando protagonismo por dentro. Mas eventualmente por fora também”, acrescentou.

Outro jogador elogiado foi Vini Jr, que vem brilhando no Real Madrid. “Na medida em que se consolidaram, o maior deles é o caso do Vini Jr, mas surpreendentemente Raphinha, Martinelli e Rodrygo, falei: “vamos aproveitar o que temos de melhor”. Já joguei no 3-5-2 no Grêmio, no 4-1-4-1 no Corinthians, com centroavante, sem centroavante. Mas pensei: “aproveita essa geração”.. Aproveita o um contra um, a caneta, a carretilha, o jogador que quebra marcação, que quebra cobertura. Faça com que a bola chegue na frente nessas condições, por isso que a amplitude deles é fundamental. Ter dois jogadores abertos são fundamentais para gerar espaço.”

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário