Bahia firma termo com o MP para analisar criação de Plano Antirracista

Clube selou termo de colaboração com o órgão público para tentar produzir e exibir um Plano de Ação de combate ao racismo

O Esporte Clube Bahia estabeleceu um termo de colaboração com o Ministério Público Estadual na última quinta-feira (11). A proposta do clube e do órgão é avaliar a tendência da produção e apresentação de um Plano de Ação Antirracista. Mediante o termo, assinado pelo vice-presidente do Esquadrão de Aço, por seu diretor jurídico e pela promotora de Justiça Lívia Vaz, titular Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do MP, o Tricolor concorda em tornar intolerável qualquer ato discriminatório.

 

A prática envolve condutas regidas em função da religião, raça, cor, cultura ou etnia. Além disso, o Bahia validou a permanência de campanhas de conscientização, assim como a elaboração de um programa de formação inicial e continuada de conteúdo antirracista. Atletas das categorias de base e profissional, assim como equipe técnica e de apoio, conselheiros, diretorias e terceirizados estão inseridos.

Em resumo, o termo de colaboração envolve o entendimento de que a prática de racismo no futebol é “cotidiana e exige a adoção de medidas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, não apenas por parte do Poder Público, mas também das instituições de natureza privada”.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário