Após 10 jogos no comando do Bahia, o técnico Enderson Moreira chegou a marca de 50% de rendimento no clube. Mediante o recorte apenas na Série B do Campeonato Brasileiro, o aproveitamento alcança mais de 55%. Ainda assim, a fase do atual treinador do Esquadrão de Aço é inferior ao do ex-comandante do time, Guto Ferreira, que deixou o clube com aproximadamente 59% de rendimento na Segunda Divisão do certame nacional.
Em sua segunda passagem pelo Tricolor Baiano, Enderson irá para sua 11ª partida nesta sexta-feira (12), às 21h30, na Arena Fonte Nova. O rendimento do comandante tricolor compreende a invencibilidade no estádio, com média superior a um gol por partida. Nos jogos como mandante, ele conquistou dois triunfos, diante do Náutico e do CSA, além de dois empates com Grêmio e CRB. Fora de Salvador, o Bahia venceu dois jogos, empatou um e perdeu três.
Quando o assunto é sistema defensivo, os rendimentos de Guto e Enderson são semelhantes. Com o ex-treinador, o time sofreu uma média de 0,57 gols por duelo na Segundona 2022. Por outro lado, com o atual técnico, o índice reduziu para 0,55. Lá na frente o Tricolor marca em média 1,11 com o atual treinador, já com seu antecessor esse número era 1,07.
Questionado em entrevista sobre a troca de Guto por Enderson, o diretor Eduardo Freeland citou justamente a questão dos resultados em relação a performance do time.
“Guto Ferreira a gente agradece pelos serviços prestados. Nossa opção envolve performance x resultado. Uma análise baseada nisso. Futebol não é só resultado, não é só performance. Tem que ter equilíbrio. O trabalho todo é feito pelo resultado. Mas a gente tem que analisar a perspectiva que a gente observa ao longo do trabalho que vem sendo feito. A gente entendeu que [a mudança] faria sentido, não só pelos últimos insucessos, mas por uma sequência de um ano desgastante que vínhamos tendo. A gente entendia que a performance não vinha correspondendo ao que a gente entende ser possível.”
- Adversário do Bahia, Ituano não perde há seis jogos na Série B
- Bahia deve ter mudanças no ataque para pegar o Ituano; Veja provável time
- Copa do Mundo tem estreia antecipada para 20 de novembro
- Jacaré destaca importância da torcida do Bahia e afirma estar 100% para jogar
- Felipe Vizeu é oferecido ao Bahia, mas diretoria descarta, diz Nicola
- Sem Luiz Otávio, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Ituano
- Com imagem de um Leão, Vitória apresenta nova terceira camisa do clube
- Vitória sofre virada e está eliminado do Brasileiro de Aspirantes
- Aos 53 anos, Túlio Maravilha anuncia retorno ao futebol profissional