A campanha de ascensão da última divisão nacional para a elite do futebol brasileiro tem se mostrado dolorosa aos times locais. Somente 2% dos clubes que já enfrentaram a Série D Campeonato Brasileiro alcançaram a Primeira Divisão posteriormente. Os dados são do relatório feito pela consultoria Convocados, em parceria com a XP, e publicado oficialmente no último mês.
Mediante um recorte de 267 agremiações que disputaram a Quarta Divisão desde 2009, ano em que ocorreu a primeira edição do torneio, somente seis clubes alcançaram à elite. No mais, 47 chegaram à Terceirona e outros 22 até a Série B. Chapecoense (2014), Joinville (2015), Santa Cruz (2016), CSA (2019), Cuiabá e Juventude (2021) ascenderam a etapa mais disputada do certame nacional. Desses, apenas a Cobra Coral e o JEC realizaram o bate e volta. Por outro lado, apenas o Alviceleste conquistou o feito de ter alcançado três acessos seguidos, da Série D até a Série A de 2016 a 2019.
“Como nossa divisão de entrada não é em formato de pontos corridos, e respeita apenas parcialmente as características regionais de um país tão desigual, o número de clubes que entre no sistema e chega à Primeira Divisão é muito pequeno, o que aumenta o risco para o investidor na base da pirâmide”, cita o documento.
- Adversário do Vitória na 19ª rodada vence, mas pode ser rebaixado neste domingo
- Campeão mundial de jiu-jitsu é morto com tiro na cabeça durante festa
- Ex-volante do Bahia fecha com clube da 2ª divisão do Campeonato Goiano
- Chuva, Suor, Cerveja e brocação! Bahia 1×0 CSA – por Erick Cerqueira
- Igor Torres enaltece festa da torcida do Bahia: “Maior do Nordeste”
- Já classificado, técnico do Mirassol deve rodar elenco diante do Vitória
- Emprestado pelo Jacuipense, Welder projeta estreia no Confiança