Jacobinense é acusado de trabalho análogo à escravidão; Presidente nega

Equipe está na liderança da Série B do Campeonato Baiano com 12 pontos conquistados em 15 possíveis

Foto: Instagram/Jacobinense

O Jacobinense foi notificado por auditores-fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) acerca da execução de trabalho em condições remetentes às de escravos. Cinco adolescentes foram encontrados em atuação no clube pertencente ao ex-deputado estadual Manassés. Alojados e com possibilidades de treinamentos no CT do clube, situado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, eles foram resgatados no último domingo (12).

 

Os auditores da SRT-Ba então fiscalizaram as condições de trabalhos dos jovens no interior e na capital baiana após a prisão temporária de um técnico do Jacobinense. O treinador foi acusado de assédio sexual com base nas investigações da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA).

Na visita ao alojamento, eles identificaram condições precárias e restrições da liberdade de ir e vir dos adolescentes. Os cinco jovens recebiam alimentação indevida, além de enfrentarem carga de treinamento intensa. Além disso, nenhum contrato assinados pelos atletas em formação, seguindo a Lei Pelé, foi encontrado pelos auditores. Eles ainda não obtiveram nenhum pagamento de bolsa auxílio e nem garantia de matrícula em escolas.

O presidente do Jacobinense, o ex-deputado estadual Felipe Manassés, afirmou que ele e a agremiação não possuem relação com o episódio. “Não tenho nada a ver com o assunto, nem meu clube, nem minha pessoa. Isso foi respondido, a delegacia está investigando”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Dentro de campo, o Jacobinense está na liderança da Série B do Baianão com 12 pontos. O Galícia, vice-líder tem um a amenos. Nesta quarta-feira (15), eles entram em campo às 16h, no Estádio Pituaçu, pela 6ª rodada do torneio.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário