Bahia é o nordestino que mais vezes disputou as oitavas da Copa do Brasil

Porém, o Esquadrão nunca passou das quartas de final do torneio

Foto: Divulgação/Bahia

O futebol nordestino possui clubes em ascensão neste ano no território nacional. É o caso de Fortaleza e Ceará, ambos classificados nas Copas Libertadores e Sul-Americana, respectivamente. Na Copa do Brasil, os rivais cearenses se enfrentam nas oitavas de final. Além dos dois, outro nordestino nesta fase do torneio é o Esporte Clube Bahia, que eliminou o Azuriz-PR na 3ª fase e agora enfrenta o Athletico-PR. O jogo de ida será na Arena Fonte Nova, enquanto a partida decisiva acontecerá na Arena da Baixada.

 

O Esporte Clube Bahia é o nordestino que mais vezes disputou as oitavas de final da Copa do Brasil (18 vezes), porém, nunca passou das quartas de final. O Esporte Clube Vitória aparece como o segundo nordestino com maior número de participações nas oitavas de final do torneio, com 17 vezes. A mais recente delas acabou com a despedida do torneio para o Fortaleza, na terceira fase. O Leão já conseguiu alcançar uma final da Copa do Brasil, em 2010, mas perdeu na final para o Santos.

O Fortaleza tem 11 participações, uma a mais que o Ceará, que divide a quarta posição do Top-5 com o Sport. A lista é concluída com Náutico e Santa Cruz, com nove e oito atuações, cada. O Sport é o único nordestino a levantar a taça de campeão da Copa do Brasil. Em 2008, o Leão da Ilha bateu equipes de peso do futebol brasileiro, como Palmeiras, Internacional, Vasco e Corinthians para conquistar o título inédito para as equipes nordestinas. Na final, o time pernambucano bateu o Corinthians por 2 a 0 na Ilha do Retiro.

Deixe seu comentário!