Quatro clubes lutam contra rebaixamento na última rodada do Baianão

Juazeirense, Unirb, Vitória da Conquista e Doce Mel estão na berlinda e podem participar da Segunda Divisão do cerrtame estadual

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Oito rodadas se passaram e algumas definições da Série A do Campeonato Baiano 2022 estão abertas. A princípio, três times já se classificaram para as semifinais: Jacuipense, Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas. A quarta colocação, no entanto, que está com o Barcelona de Ilhéus, tem na disputa a dupla Ba-Vi, sendo que o Vitória precisa vencer e secar o time de Ilhéus, enquanto o Bahia precisa vencer e secar além do Barcelona, também o Vitória.

 

Em contrapartida, a parte inferior da tabela tem quatro concorrentes para permanecer na elite do futebol baiano em 2023. Unirb e Juazeirense estão na vice-lanterna e na lanterna, respectivamente. Contudo, Vitória da Conquista e Doce Mel estão com o mesmo número de pontos, sete, do Unirb, e um acima do Cancão de Fogo.

Nesse sentido, a última rodada, que acontece nesta quarta-feira (16), pode selar o rebaixamento de uma das equipes mais efetivas nas edições mais recentes do certame. Situada na 10ª posição, a Juazeirense somou apenas uma vitória em oito jogos disputados. Apesar disso, conquistou a vaga para a terceira divisão da Copa do Brasil ao bater o Vasco.

Pela rodada decisiva do Baianão, a equipe do técnico Barbosinha recebe o Unirb (9°), em duelo de seis pontos. O jogo acontece no Estádio Adauto Moraes. Quem vencer escapa do rebaixamento. Já o Bode (8°) visita o Bahia (6°), na Arena Fonte Nova, e precisa somente vencer o seu duelo para permanecer fora do Z-4 no término da fase inicial.

Uma casa acima do time de Conquista, o Doce Mel enfrenta o Barcelona de Ilhéus, último clube do G-4, no Estádio Barbosão. Este duelo pode selar a continuidade da equipe na elite e pode ajudar o Vitória a conquistar a última vaga para a semifinal, caso o Leão da Barra faça o papel de casa diante do Bahia de Feira. Por fim, todos os jogos da última rodada acontece às 19h15.

O Bahia, que chega na última rodada sonhando com uma combinação para conquistar uma vaga no G-4, não se livrou totalmente da queda, mas a possibilidade é muito remota. O Tricolor teria que perder para o Vitória da Conquista, o Doce Mel vencer o Barcelona e o Unirb vencer a Juazeirense.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário