Figuras carimbadas nas edições do Campeonato Baiano, Bahia de Feira e Fluminense de Feira são dois dos principais clubes do interior do estado. No âmbito municipal, os times devem ter a concorrência de uma nova equipe profissional. Lançado há oito anos, um projeto social entre o grupo FSA Esporte Clube em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) pode fazer surgir uma nova agremiação com o mesmo codinome do coletivo.
“Durante esses 8 anos que temos, nós conseguimos colocar atletas através dos trabalhos sociais em grandes clubes do Brasil, inclusive, o mais recente saiu do Fluminense do Rio e foi jogar nos Emirados Árabes, é o Jonatas, mas ele saiu da base do FSA. Além disso, temos outros professores que também participaram do nosso projeto e hoje estão em grandes clubes. Quando a gente profissionaliza um clube, junto à Federação Baiana de Futebol, temos um período pré-determinado que temos para disputar um campeonato e dentro das nossas conversas que já estamos tendo, é que ainda neste ano, possamos estar disputando o campeonato Sub-15, Sub-17”, explicou o gestor do projeto Harley Ramos, em entrevista ao site Acorda Cidade.
Mediante os resultados oriundos do próprio projeto, alguns atletas provenientes da base do FSA Esporte Clube já atuam em times até mesmo do futebol exterior. Para Harley, os desafios para embalar um time profissional serão grandes, no entanto, vai contar com o auxílio da representatividade do futebol da cidade Princesa do Sertão.
“A nossa intenção neste momento é disputar o Campeonato Sub-15 e Sub-17, mas que a partir do ano que vem, novas conversas serão feitas junto com a Confederação e estamos torcendo para que o Campeonato Baiano possa crescer. A gente sabe que neste ano teremos mudanças, vai ser um campeonato mais disputado, temos vários times que estavam adormecidos mas que estão voltando com força e é um grande desafio fazer isso. Feira de Santana é uma cidade que tem a tradição do futebol. O Fluminense sempre foi muito falado, independente da posição que ele esteja agora, mas para onde for e alguém que goste de futebol e pergunte de onde é aquela pessoa, ao responder Feira de Santana, o Fluminense sempre será lembrado. Ao longo desse período o Bahia de Feira também mostrou grande destaque e o professor Jodilton muitas vezes desacreditado apostou e deu certo. É uma equipe grande e com relação a estrutura, o clube daqui de Feira, se iguala ao Bahia e ao Vitória”, garantiu.
Na edição 2022 da Série A do Campeonato Baiano, o Tremendão figura na vice-liderança e já conquistou a classificação antecipada às semifinais. Já o Touro do Sertão sofreu o descenso para a Série B em 2021 e disputará a Segunda Divisão deste ano.
- De volta ao Brasil, atacante com passagem pelo Bahia é anunciado pelo Ceará
- Com incômodo na região lombar, volante não treina e vira dúvida no Bahia
- Após período treinando separado, Óscar Ruiz é reintegrado no Bahia
- Marco Antônio mantém confiança na classificação do Bahia no Baianão
- Eduardo Freeland comemora permanência de Rodallega no Bahia
- Guto Ferreira fala sobre falha de Teixeira e boa atuação de Marco Antônio
- Ex-jogadores da dupla Ba-Vi comemoram título pelo Sampaio Corrêa
- Negociação entre Bahia e Grupo City para venda da SAF avança, diz Jornalista
- Danilo Fernandes revela que bomba era uma bola de sinuca cheia de pólvora
- G-4 quase definido e rebaixamento aberto: Veja classificação do Baianão