Conselheiro do Botafogo-BA revela motivo da mudança no nome do clube

Em entrevista ao site Bahia Notícias, o ex-presidente do Botafogo-BA, Adalberto Lopes, sinalizou que não passou de rumores

Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Por meio das redes sociais, o Botafogo-BA divulgou a retomada da utilização do seu nome original: Botafogo Sport Club. Antes de mais nada, desde o ano passado, o clube tinha alterado a sua denominação, cuja qual passou a ser intitulada de Botafogo Bonfinense, em referência à cidade baiana, Senhor do Bonfim. Além disso, o escudo da agremiação também foi modificado.

 

Ainda assim, as transformações sequer passaram do cenário informal, visto que a cúpula do Botafogo, da Bahia, não acionaram a Confederação Brasileia de Futebol (CBF) e também a Federação Bahiana de Futebol (FBF) com um processo acerca do assunto. Foi o que garantiu o ex-presidente e atual integrante do Conselho Deliberativo, Adalberto Lopes.

“Não entrou, não. É porque as vezes se conversa demais”, frisou o conselheiro, em entrevista ao site Bahia Notícias.

Em suma, a mudança do nome de qualquer clube abrange a comunicação com a entidade estadual e alteração do estatuto. Um dos exemplos recentes é do PFC-Cajazeiras, atual Pituaçu Futebol Clube, além do Canaã – que recebeu o nome de Associação Beneficente Projeto Nordeste (Canaã E.C.). De forma contrária, o Teixeira de Freitas passou a se considerar Portela Teixeira de Freitas, mas permanece no ambiente da informalidade.

Ainda em entrevista ao site, Adalberto Lopes revelou que a causa do retorno do nome original do Botafogo pro parte da diretoria é em função das divergências dentro do coletivo que encaminhou o clube para Senhor do Bonfim.

“O motivo é que não existia motivo ainda para denominar Senhor do Bonfim. Futebol é muito mutável, cheio de altos e baixos. Tem que ter muito cuidado para não pegar um clube tradicional, como o Botafogo, que nasceu em 1914. O ideal é tomar essa posição, mas depois que tudo estivesse consolidado, né? Mas essa história, o cara vai com muita euforia, vai pensando que é o Deus do pedaço, mas na realidade não é. As coisas têm divergências, uma coisa e outra. Nós estamos tentando equacionar para dar um caminho certo ao clube”, contou.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário