Conheça o Castanhal, adversário do Vitória na Copa do Brasil

Japiim da estrada entrou em campo sete vezes neste ano, venceu três jogos, empatou um e perdeu dois

Sensação do mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro 2021, o Castanhal-PA vai receber o Esporte Clube Vitória na próxima quinta-feira (03), às 20h30, no Estádio Curuzu, em Belém, no Pará. Com pouco menos de 100 anos de fundação, o Japiim da Estrada fará sua terceira temporada na Copa do Brasil, iniciando, agora, na 1ª fase diante do Leão da Barra.

 

Fundado por desportistas locais pouco depois da fundação da cidade, o Castanhal-PA se tronou clube profissional em 1975 e, após ser licenciado três anos depois, retomou o profissionalismo em 1998. Entre os fundadores, Jota Vicente, Orvácio Batista e Lauro Cardoso. Posteriormente, em 1998, o clube conquistou o vice-campeonato estadual, assim como em 2000, desta vez pela Série C do Brasileiro, perdendo o título para o Paysandu.

Pela Copa do Brasil, a equipe paraense perdeu a vaga para a Ponte Preta, em 2001, perdendo de 1×0 em casa e 8×1 fora na primeira fase. Em 2004, o Castanhal fez outra bela campanha no estadual, mas ficou com o terceiro lugar de dez clubes. Na sua 2ª Série C, o Castanhal terminou em 33º Lugar de 60 times, com nove pontos. Tem o apelido de Japiim, um pássaro de plumagem amarela e preta, muito comum na região.

Em seu elenco, o Japiim da Estrada possui o volante Josa, contratado pelo Vitória em 2014. No Leão da Barra, o meia, de 37 anos, disputou somente sete jogos.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário