Sensação do mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro 2021, o Castanhal-PA vai receber o Esporte Clube Vitória na próxima quinta-feira (03), às 20h30, no Estádio Curuzu, em Belém, no Pará. Com pouco menos de 100 anos de fundação, o Japiim da Estrada fará sua terceira temporada na Copa do Brasil, iniciando, agora, na 1ª fase diante do Leão da Barra.
Fundado por desportistas locais pouco depois da fundação da cidade, o Castanhal-PA se tronou clube profissional em 1975 e, após ser licenciado três anos depois, retomou o profissionalismo em 1998. Entre os fundadores, Jota Vicente, Orvácio Batista e Lauro Cardoso. Posteriormente, em 1998, o clube conquistou o vice-campeonato estadual, assim como em 2000, desta vez pela Série C do Brasileiro, perdendo o título para o Paysandu.
Pela Copa do Brasil, a equipe paraense perdeu a vaga para a Ponte Preta, em 2001, perdendo de 1×0 em casa e 8×1 fora na primeira fase. Em 2004, o Castanhal fez outra bela campanha no estadual, mas ficou com o terceiro lugar de dez clubes. Na sua 2ª Série C, o Castanhal terminou em 33º Lugar de 60 times, com nove pontos. Tem o apelido de Japiim, um pássaro de plumagem amarela e preta, muito comum na região.
Em seu elenco, o Japiim da Estrada possui o volante Josa, contratado pelo Vitória em 2014. No Leão da Barra, o meia, de 37 anos, disputou somente sete jogos.
- Bahia visita o Atlético em confronto decisivo pela classificação no Baianão
- Árbitro paulista apita Castanhal-PA x Vitória pela Copa do Brasil
- Com gol de ex-Vitória, Mirassol elimina o Grêmio da Copa do Brasil
- Jogadores do Bahia e de outros times fazem campanha contra violência
- Após fugir da guerra na Ucrânia, Edson desembarca no Brasil nesta quarta
- “Não tem como contratá-lo”, diz dirigente do São Paulo sobre Gregore
- Provável time: Bahia tem dúvida e retorno para pegar o Atlético-BA
- Bellintani lamenta “cultura de agressividade” no futebol e relata xenofobia contra português
- Bahia finaliza preparação para enfrentar o Atlético-BA pelo Baianão